Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Grupo lança manual de Ciências em Libras

O e-book de 79 páginas contém 11 capítulos com ilustrações e novos sinais criados para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS.

Compartilhe

Um grupo de docentes, egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e intérpretes de Libras, lançou o e-book "Manual de Libras para Ciências - A célula e o corpo humano" destinado à comunidade surda e aos profissionais da educação. O material é gratuito e o download pode ser feito através de um link disponibilizado no site oficial da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

O e-book de 79 páginas contém 11 capítulos com ilustrações e novos sinais criados para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS.

De acordo com os autores, o manual que pretende melhorar o ensino e a aprendizagem surgiu após as experiências dos estágios supervisionados em instituições de educação infantil. Dificuldades dos surdos, a inexistência de recursos, despreparo de professores, falta de intérprete em sala de aula e a transmissão do conteúdo sem a contextualização foram alguns dos obstáculos que comoveram os professores e alunos da UFDPar.

Segundo um dos organizadores da obra, o professor Jesus Rodrigues Lemos, o material editorial é uma “ferramenta” de inclusão da população surda. "Estes produtos ainda são incipientes no mercado editorial brasileiro e, consequentemente, no âmbito escolar. Com esta temática específica (corpo humano) é o primeiro a ser publicado no país", explica. 

Jesus Rodrigues enfatiza que o livro suprirá uma evidente lacuna no processo de comunicação no contexto do ensino formal, especificamente na Educação Básica (e também não formal) entre os surdos e os não surdos.

Os organizadores ressaltam ainda que o material auxiliará profissionais que atuam com os indivíduos com surdez, os tradutores e intérpretes da língua e os professores de Libras. (A.S.)



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar