Grupos da UFPI realizaram minicursos on-line sobre animais silvestres

O projeto é aberto a estudantes e profissionais de várias áreas. Em média, mais 250 pessoas já participam do encontro virtual e são de várias partes do Brasil e até de outros países

| reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O período de isolamento social pode ser de aproveitamento científico. Os grupos de estudos, Grupo de Estudos de Biodiversidade (GBio) e Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Federal do Piauí (GEAS) realizam minicursos gratuitos on-line, através da plataforma Google Meet, sobre temas da biodiversidade e pandemia à Covid-19.

A capacitação da rodada de palestras é necessária pelo crescimento cada vez maior do interesse na área de animais silvestres, que ainda é pouco explorado pela grade curricular dos estudantes. Os grupos, juntos, somam 14 pessoas. Conforme o presidente do GBio, do campus Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, Emilio Tavares, a iniciativa surgiu como idéia dos alunos de não pararem por conta da pandemia.

"O mais importante é transmitir conhecimento, e capacitar mais pessoas para atuar na área de silvestres e também abordar temas que geralmente não são vistos  durante a graduação. A gente fez contato com profissionais de todo o Brasil de diversas áreas, nesse primeiro mês a gente abordou o tema mais voltado para a Medicina Veterinária, abordando clínica e manejo. Já nesse segundo mês a gente vai focar mais na conservação da biodiversidade e no fortalecimento dela para o combate de outras epidemias", conta Emilio Tavares.

Especialistas debatem diversos temas on-line. Foto/Reprodução

No decorrer do mês de abril foram realizados 12 minicursos online, através da plataforma Google Meet. Cada um contam com carga horária de 4 horas, certificados e podem participar em média 200 participantes com lotação máxima de 250 pessoas. São três minicursos por semana aberto para todos. Na quinta (30/04) ocorre palestra sobre Ortopedia em Aves Silvestre com o Dr. Clayton da Exotic Goiana.

A programação do projeto terá continuidade no mês de maio e junho, dessa vez abordando biodiversidade e  também tratará sobre a Covid-19, tudo sob a perspectiva científica e com profissionais da área. Conforme explica a coordenadora dos dois grupos, GBio e GEAS da UFPI, Lilian Catenacci, o projeto, que começou por total iniciativa dos alunos, galgou proporções enormes. É isso mostra um dos papéis da universidade, que é gerar cidadãos pró-ativos, críticos e com a visão de repasse do aprendizado para toda a sociedade".

“A procura está alta de estudantes e profissionais espalhados pelo país todo assistindo, é realmente um super sucesso a iniciativa dos alunos. O projeto já se encontra cadastrado na pró-reitoria de extensão da UFPI, como parte das estratégias ao enfrentamento desta pandemia", destaca.

Grupo terá palestra nesta quinta (30). Reprodução

Para a presidente do GEAS, Maria Clara, o grupo surgiu da iniciativa de alunos de veterinária da UFPI em Teresina que tinham interesse pela área de medicina e conservação de animais selvagens. Na Capital o grupo já realiza algumas atividades com animais no plantel, no hospital veterinário e no parque zoobotânico.

"Existe uma ideia muito forte dentro do nosso curso que nossa área (medicina de silvestres e pets exóticos) que não tem mercado aqui em Teresina, precisamos mostrar que isso é uma ideia muito fechada e que sim, existe a possibilidade de trabalhar com isso aqui mesmo. Então decidíamos nos reunir e concentrar nossas informações para transmitir aos outros alunos", relatou.

As temáticas abordadas foram voltadas para a clínica, manejo e conservação de animais silvestres, exóticos e selvagens. Dentre os temas desenvolvidos, estão: Hipovitaminose C em Porquinhos-da-Índia, Neonatologia em Felinos Selvagens, Atendimento Clínico em Aves, Ozonioterapia na Clínica de Pets Não Convencionais, Medicina e Conservação de Preguiças, Manejo de Felídeos em Zoológico, Semiologia de Répteis, Desafios do Diagnóstico de Animais Silvestres e Exóticos, Hematologia Clínica em Animais Selvagens, Clínica e Manejo de Lagomorfa e Rodentia, Clínica Médica de Répteis criados como Pets e Anestesia em Primatas.

Ouvintes em todos os estados e o distrito federal, além de mais dois países Costa Rica e Colômbia, também participaram do evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES