Grupos prioritários começarão a receber vacina contra gripes

Crianças, idosos e gestantes serão os primeiros a receberem vacina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa nesta segunda-feira (25/04) a segunda etapa de vacinação contra as gripes, entre elas a H1N1.  Devem ser imunizados nessa fase os grupos prioritários. Como: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Até agora, Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde mais de 940 mil doses da vacina. O Dia D conta as gripes será o sábado (30/04),  em todo o Brasil.  Até a segunda semana de maio, o MS informou que  vai encaminhar as doses para imunizar todos os 2.095.962 pernambucanos inclusos nos grupos prioritários. A  expectativa da campanha é atingir, no mínimo, 80% desse público total, garantindo a prevenção contra três vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e B.

A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

A vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Em residentes em lares de idosos, reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50% e o de morte em 68%. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.

De janeiro até o último dia 9 de abril, foram 14 mortes em decorrências de gripes fortes, em Pernambuco. Também houve  notificação de 154 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), casos com agravamento que precisam de internação, até 2 de abril.

Dentro desse número, houve 10 confirmações de influenza A H1N1. Em 2015, foram notificados 223 casos de SRAG, sem confirmação para A H1N1.

Também neste ano, a Secretaria de Saúde realizou 153 coletas de pacientes com a síndrome gripal (SG), sendo que 24 destes deram resultados positivo para influenza A H1N1. No mesmo período de 2015, foram coletadas 168 amostras, sem confirmação de influenza A H1N1.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vacinação só estará disponível para os grupos de risco. Entretanto, a procura pela imunização lota clínicas particulares desde o mês passado.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, a imunização é importante para prevenir a gripe nos grupos vacinados e impedir o agravamento dos casos, além de diminuir as internações hospitalares e gastos com medicamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES