Guarda Municipal garantirá segurança em escolas, creches e UBSs de THE

O projeto, que já está presente nas regiões Sul e Sudeste, deve ganhar um reforço com a chegada de novos guardas municipais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) expandiu ação para aumentar a segurança dos prédios públicos da administração municipal de toda a região Leste. A ação zonal conta com equipes inspecionando escolas, Unidades Básicas de Saúde, mercados públicos, unidades socioassistenciais, creches e outros imóveis da Prefeitura de Teresina. 

O projeto, que já está presente nas regiões Sul e Sudeste, deve ganhar um reforço com a chegada de novos guardas municipais. A partir do mês de março começam a ser nomeados 285 alunos que estão nas fases finais do Curso de Formação da GCM. “Com a entrada dos novos agentes, vamos chegar a um efetivo de mais de 400 profissionais. Isso vai possibilitar que a ação zonal tenha uma atuação ainda mais intensa, garantindo a segurança das pessoas que procuram uma UBS ou uma creche, dos pais que deixam seus filhos nas escolas. O objetivo é fazer com que os gestores dessas unidades da Prefeitura tenham um canal direto com a Guarda Municipal”, afirmou Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). 

Ascom

A atuação da Guarda Municipal no ação zonal consiste em visitas periódicas quando os agentes conversam com os usuários e gestores, fazem uma inspeção do local para identificar pontos de vulnerabilidade e deixam os contatos das equipes para caso de qualquer necessidade. As guarnições passam 30 minutos na unidade, pelo menos uma vez na semana. As demandas encontradas durante o deslocamento também são atendidas. 

Com pouco mais de sete meses, a ação zonal já colheu bons resultados, como a melhoria na segurança das escolas das zonas Sul e Sudeste da capital. “Antes, nos sentíamos um pouco abandonadas. Muitas vezes solicitamos a presença da polícia por meio do 190 e às vezes demorava, ou não éramos atendidos. Com essas visitas semanais a Guarda Municipal passa um tempo dentro da instituição e verifica como estão as coisas”, comenta Iêda Duarte, diretora da Escola Municipal Torquato Neto. 

Ao longo de três anos de atuação na cidade de Teresina, a Guarda Civil Municipal (GCM) vem sendo uma das importantes ferramentas no combate à criminalidade e prevenção da violência nos espaços públicos na capital do Piauí. 

A sede da Guarda fica no bairro Itaperu, na zona Norte da cidade, com uma ampla estrutura, além de 13 viaturas e 08 motocicletas que ajudam no patrulhamento ostensivo diariamente. “Para que o trabalho seja executado da melhor forma possível temos uma estrutura física adequada, que atende as necessidades dos guardas. Mantemos um trabalho contínuo de preservação e avaliação da estrutura, que deve passar por adequações com o aumento do efetivo nos próximos meses”, ressalta Lucijane Ibiapina, do Comando da Guarda Civil Municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES