Números divulgados na manhã desta quarta-feira (24) pela Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), mostram que só no mês de setembro deste ano 13 veículos roubados foram recuperados na capital, sendo três carros e dez motocicletas.

As recuperações ocorreram tanto após abordagens a pessoas em atitudes suspeitas, quanto por solicitações das vítimas ao avistarem os guardas municipais. Em uma das ações, após ter sua motocicleta furtada e avisar a GCM, em menos de cinco minutos um empresário recuperou sua moto.

“Estacionei minha moto e quando voltei ela não estava mais no local. Avistei a equipe da Guarda e comuniquei o que aconteceu. Em menos de cinco minutos eu estava com minha moto de volta. Fiquei muito feliz, pois vejo que pouca gente consegue recuperar. A equipe foi muito educada e prestativa, me atendeu de imediato. Foi tudo muito rápido, fiquei muito feliz mesmo”, relata o empresário Dênis Andrade.

\"
(Crédito: Ascom)

Atualmente, a Guarda atua em pontos fixos nas praças da Bandeira, Rio Branco e do Fripisa e faz patrulhamento preventivo na Praça dos Skatistas. Além desses pontos, o órgão está presente no Parque Lagoas do Norte, Parque Estação da Cidadania e Parque Encontro dos Rios, Centro Unificado de Esporte e Lazer Sul e Norte (CEU) e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão).

O comandante da GCM, capitão Monteiro Silva, ressalta que “a nossa meta é o trabalho. Prestar um serviço de qualidade à população. Reforçamos que, em caso de denúncia, o cidadão ligue para o 153. Quem denunciar não precisa se identificar”.

A Guarda Civil Municipal realiza ainda o patrulhamento no Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Parque Floresta Fóssil e Corredores e Terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista. A Guarda atua, primordialmente, na proteção ao patrimônio público e assistência à comunidade.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, frisa que \"o trabalho da Guarda Municipal de Teresina tem se destacado pelos resultados que tem alcançado, cada vez mais necessário e importante no combate à criminalidade na capital. Apesar de estar em pontos fixos da cidade, a Guarda tem se notabilizado também pela recuperação de veículos furtados ou roubados em outros locais de Teresina\".