Guarda Municipal salva bebê recém-nascido engasgado em Teresina; vídeo

Segundo informações de familiares, a menina já estava a alguns minutos sem respirar, apresentando vermelhidão e quase desmaiando.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ato heróico de uma guarnição da Guarda Civil Municipal salvou um bebê recém-nascido de apenas 17 dias, após se engasgar com restos de parto na tarde desta terça-feira (16), no povoado Cajaíba na zona rural Leste de Teresina. Segundo informações de familiares, a menina já estava há alguns minutos sem respirar, apresentando vermelhidão e quase desmaiando.

Por volta das 14 horas, a equipe de guarda escalada para o patrulhamento de rotina na zona rural, formada pelos GCMs Eliesio, Neto Lopes, Vieira e Júnior Brito, se depararam com uma família pedindo ajuda. Uma bebê prematura, Ágata Vitória, estava com as vias aéreas obstruídas. De imediato, a equipe prestou os primeiros socorros na situação. 

Guarda Civil Municipal salva bebê engasgada em Teresina (Divulgação) 

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o Guarda Municipal Júnior Brito fazendo a manobra para desengasgar a criança, no qual obteve êxito. “Peguei a criança e coloquei de barriga para baixo e deixei que a força da gravidade fizesse o resto do serviço. Ela começou logo a chorar, pois não estava respirando. A gente foi desobstruindo, tirando o resto de secreção da boca dela, do narizinho dela e decidimos levar ela pro hospital. A gente fez a remoção da mãe e da criança para a maternidade do Satélite”, disse o agente. 

Em entrevista ao Meionorte.com, Júnior Brito explicou a importância da ação imediata nessa situação. “O rápido atendimento é muito importante nessas situações, principalmente quando se trata de vias aéreas. A primeira fase é saber se a pessoa está respirando. Se não, precisamos fazer o máximo para ela voltar a respirar. A questão foi mesmo de sorte, pois a gente tava passando na hora e o bebê também. Nenhuma das pessoas lá iriam conseguir fazer atendimento e se fosse esperar a ambulância, ia demorar muito. A bebê era prematura, nasceu de oito meses. Se não tivéssemos passado na hora, a bebê não conseguiria, porque é muito longe lá. Para chegar na maternidade do Satélite demorou uma meia hora de viatura e sirene ligada”, detalhou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES