Guatemala: Furacão causa destruição e deslizamentos

O furacão Eta já causou 65 mortes na América Central. A Guatemala é um dos países mais atingidos: há 21 mortos e mais de 100 desaparecidos

Imagens de drone capturam a devastação na Guatemala após a tempestade Eta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O furacão tropical Eta atingiu a ilha de Cuba no domingo (8) e provocou enchentes em algumas cidades antes de seguir rumo ao norte. De acordo com a agência Reuters, dezenas de milhares de pessoas foram retiradas de suas casas antes da chegada do furacão. Informações do site G1

Imagens de drone capturam a devastação na Guatemala após a tempestade Eta

Mais de 65 pessoas morreram em consequência do Eta, em diferentes países da América Central. O furacão atingiu também Guatemala, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e México.

Mais de 100 desaparecidos

Na Guatemala, deslizamentos soterraram casas e, estima-se, há mais de 100 desaparecidos. Em alguns locais, há camadas de até 15 metros de lama. A região central foi a mais atingida do país.

As equipes de resgate na Guatemala precisam atravessar trilhas que podem demorar um dia.

“Foi feita uma tentativa para alcançar [os locais mais atingidos], mas é muito difícil e nós estamos muito triste por não termos conseguido atravessar, por ser muito perigoso”, disse Jual Alberto Legal, um dos chefes dos bombeiros da Guatemala.

Há risco de mais deslizamentos no caminho.

Geralmente, é uma travessia de cerca de 22 quilômetros que pode ser feita até de carro.

Cerca de 55 soldados, 22 bombeiros e 15 policiais chegaram ao local do desastre com pás e picaretas para tentar encontrar sobreviventes.

Segundo o exército, a camada de lama é muito grande, e tem dificultado o serviço. Pode demorar meses até que todas as casas sejam desenterradas, disse o porta-voz do exército, o coronel Ruben Tellez.

Na Guatemala, há 21 mortes confirmadas e 103 pessoas desaparecidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES