Há 25 anos chapadão destaca música piauiense

O festival é uma vitrine da música piauiense

Chapadão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Uma vitrine da música Piauiense”. É dessa forma, quase unânime entre os artistas, que é definido o Festival de Música da Chapada do Corisco - Chapadão -, que chega à sua 25ª edição sagrando-se como o maior festival de música autoral do Piauí, mantendo a proposta de valorização da identidade e, principalmente, impulsionando novos artistas. O evento acontece neste ano nos dias 20, 21 e 27 de maio, no Palácio da Música e Teatro de Arena.

Espelhando-se em uma onda de festivais que aconteciam em todo o país, durante várias décadas, que alavancaram a carreira de dezenas dos grandes ícones da música brasileira, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves também resolveu dar a sua contribuição. O criador, o maestro Aurélio Melo, que em 1995 ocupava o cargo de coordenador de música da FMC, explica que apenas entrou na onda do que já acontecia na cidade, como o Festival de Música do Parque Piauí, entre outros.

Divulgação

“Nós idealizamos que seria interessante para a Fundação manter essa cultura do festival, que estava um pouco em baixa em Teresina. Alguns festivais tinham desaparecido e precisávamos manter pelo menos um de opção para esses compositores. Então criamos esse festival, que no início a forma era como os festivais de antigamente. Ou seja: um banquinho, um violão para o compositor chegar e defender sua música, mostrar sua composição e interpretação”, destaca Aurélio, que hoje comanda a Orquestra Sinfônica de Teresina.

E mais do que apenas um palco para soltar a voz apresentando a cantiga guardada na gaveta, o Chapadão é referência no lançamento de nomes. Em uma panorâmica dos artistas no topo da música piauiense, a maioria já suou frio diante dos jurados do festival. Roraima, José Quaresma [Validuaté], Dalmir Filho e Ostiga Jr estão entre as lendas que já passaram pelo Chapadão. O último, em uma composição feita com o guitarrista André de Sousa, venceu a primeira edição, tornando a música Teresina Capital do Mundo uma espécie de hino da cidade.

Para Ostiga Júnior, que hoje divide a vida entre a advocacia e o amor pela música, o evento é uma porta para o mercado, dando visibilidade para grandes talentos. “Levar o 1º lugar do Chapadão em 1995, além dos prêmios de melhor letra e de melhor intérprete, pela composição Teresina Capital do Mundo, em parceria com André de Sousa, significou o reconhecimento de um potencial que acreditávamos ter. O resultado disso foi o incremento da determinação em seguir trilhando o rumo da música, do qual nunca saímos, ora juntos, ora cada um em seus projetos”, destaca.

Para dois garotos de 19 anos na época, idealistas e sonhadores, essa injeção de ânimo foi fortalecedora e edificante. “Sem dúvida, ajudou a desenhar nossas carreiras. Acredito que hoje, a iniciativa do festival continue sobre o mesmo cerne, ao dar vez e voz a novos e jovens valores, carentes de oportunidades e de valorização”, frisa Ostiga.

Adaptação à cidade e à modernidade

 E se moldando ao público e à cidade, o festival passou por algumas mudanças, tanto de local como de tipo de composição, mas se deixar a proposta de valorizar a produção local, o ineditismo e o músico. Inicialmente o evento acontecia espalhado pelos bairros da cidade, com as eliminatórias no berço dos artistas e a final no Teatro de Arena, no coração da cidade. Anos depois ele passou a acontecer somente no Teatro de Arena e atualmente com as classificatórias no Palácio da Música e final mantendo a tradição.

O festival nasceu dividido em duas categorias: estudante e profissional. A ideia era incentivar os jovens a iniciarem na música levando o festival para as escolas, além de promover as novas composições de quem já estava na estrada. Mas com o passar dos anos, com uma onda de novos músicos e o consumo da música instrumental na cidade, o Chapadão inseriu uma nova categoria: a Instrumental, responsável por promover o trabalho de grandes artistas.

O baixista Paulo Dantas, hoje gerente de promoção cultural da FMC, foi um dos ganhadores da categoria instrumental e destaca que o evento foi uma grande vitrine para o seu trabalho e de outros instrumentistas da cidade, atestando o potencial de Teresina para esse estilo musical. “Hoje a música instrumental já ganhou seu espaço e o concurso foi retirado do Chapadão para ter seu espaço próprio, sendo realizado agora dentro do Festival de Música Instrumental, que acontecerá ainda neste ano”, explica.

E se adaptando à cidade e as novas tecnologias, o festival se mantém trazendo a essência dos grandes festivais, encantando o público e trazendo um sentimento único para quem participa, como explica Aurélio Melo: “É um festival que se mantém importante. É muito mais rápido jogar a música em uma dessas plataformas [na internet] do que passar pelo crivo de um grupo de jurados em três eliminatórias pra ganhar o festival. Mas quem participa de um festival como o Chapadão passa a fazer parte do movimento musical, que ganha uma experiência que não vai esquecer jamais”, comenta.

A superintendente da Fundação Monsenhor Chaves na época da criação do Chapadão, Laurenice França, lembra que o festival começou dando um grande gás para os artistas e que, com o passar dos anos, se mantém como o maior evento de promoção de novos talentos. “Sei que permanece um grande evento, pela história que tem. Ele revela e revelou muitos talentos. Temos muitas pessoas que saíram do Chapadão. É um projeto grandioso”, destaca.

Para o presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Luis Carlos Alves, o Chapadão é hoje um dos grandes eventos promovidos pela pasta, tanto pela história como pela valorização dos artistas. “É um festival que é cara da cidade, dos nossos artistas, que cantam Teresina. É a nossa vitrine de talentos, provando a força da nossa música”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES