Hackers 'estocam' dados para utilizá-los no futuro com PC quântico

Dados confidenciais com camadas de segurança (como criptografia, que embaralha as informações) roubados neste momento por hackers poderão ser decifrados daqui a alguns anos com a ajuda os computadores quânticos.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os chamados computadores quânticos, bastante diferentes daqueles que usamos hoje, podem ajudar a revolucionar várias áreas da tecnologia, ciência e medicina. Mas a medida que as pesquisas para desenvolvê-los avançam, cibercriminosos também já estão de olho na inovação. Dados confidenciais com camadas de segurança (como criptografia, que embaralha as informações) roubados neste momento por hackers poderão ser decifrados daqui a alguns anos com a ajuda os computadores quânticos.

Segundo informações da revista Technology Review, do MIT, o Instituto de Tecnologia do Massachusetts, especialistas temem que essa tecnologia se torne a próxima ameaça que governos e empresas do mundo todo terão que enfrentar.

Hackers 'estocam' dados para utilizá-los no futuro com PC quântico (Foto: Getty Imagens)

Os computadores quânticos não processam as informações em código binário, como os computadores atuais, que leem bits na forma dos números zero (0) e um (1). Os bits quânticos podem representar valores diferentes ao mesmo tempo. Simplificando: eles são muito mais complexos, o que os torna muito mais rápidos e capazes de resolver problemas praticamente indecifráveis para a computação atual.

Dessa forma, a estratégia de alguns hackers é atacar e roubar informações criptografadas hoje mesmo que não consigam decifrá-las com as máquinas que temos atualmente. Quando a computação quântica for comum, eles tentarão quebrar algoritmos, decifrar os dados confidenciais e vendê-los. 

Ameaça é real, mas ainda pode demorar 

A popularidade dos computadores quânticos não será do dia para a noite. Na verdade, hoje eles ainda são caros e cheios de problemas por ainda estarem em processo de desenvolvimento. Muitas pesquisas ainda estão sendo feitas para torná-los mais eficientes.

Ainda assim, especialistas alertam para o fato de que a demora no desenvolvimento de computadores quânticos pode fazer com que empresas baixem a guarda e comprem os primeiros algoritmos "à prova quântica" que surgirem, topando o risco e esquecendo o problema — até que os computadores quânticos mostrem que esses algoritmos não eram tão eficientes assim. 

Fonte: UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES