Hapvida é acusada de pressionar médicos por cloroquina e recusa de testes

Segundo o relato de um médico, a empresa tampouco fazia questão de informar os riscos do uso de medicamentos como cloroquina e se recusava, nos primeiros meses da pandemia, a fazer testes para detecção do coronavírus em pacientes.

hapvida | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A operadora de saúde Hapvida, dona da maior presença nas regiões Norte e Nordeste, é acusada de pressionar médicos para cumprirem metas de prescrição de “kit covid” para pacientes mesmo com a ineficácia comprovada dos medicamentos receitados para Covid-19. 

Mensagens, áudio e relatos revelados pelo GLOBO na sexta-feira mostraram que as intimidações envolviam orientações diretas para “fazer o convencimento” de pacientes para o uso de cloroquina. Agora, um ex-funcionário da companhia, o médico Felipe Peixoto Nobre, detalhou como ocorria o que classifica como “assédio” para receitar tratamento precoce, com direito a uma lista de médicos considerados “ofensores” e ameaças de demissão.

Hapvida: médico detalha assédio por cloroquina (Foto: reprodução) 

Segundo o relato do médico, a empresa tampouco fazia questão de informar os riscos do uso de medicamentos como cloroquina e se recusava, nos primeiros meses da pandemia, a fazer testes para detecção do coronavírus em pacientes.

"Éramos vistos como inimigos e marcados com uma bandeira vermelha. Recebi quatro visitas no ambulatório do médico-líder em menos de um mês. Me disseram que eu corria o risco de ser desligado do plano, caso eu não prescrevesse o “kit covid”. A chefia sabia exatamente quem prescrevia ou não, porque estavam fazendo auditoria nos prontuários, um absurdo total", disse Nobre.

A defesa do “kit covid”, mesmo após sua ineficácia ser comprovada, é uma das principais acusações contra o governo Jair Bolsonaro na CPI do Senado. O presidente ainda continua defendendo o chamado “tratamento precoce”, como apregoou em seu discurso na última Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na contramão da ciência.

"Não interessava se o paciente sabia ou não dos riscos, a orientação era: tem que passar e não cabe discussão. Eu saí em maio de 2020, mas soube por colegas que eles continuaram fazendo isso até março deste ano", afirmou Nobre.

O médico ainda relatou que a operadora se recusava a fazer testes de Covid-19 em pacientes suspeitos e que a falta de triagem inicial acabou “gerando ainda mais a contaminação do ambiente”.

"O Ministério da Saúde havia baixado orientação de testar todo (caso) suspeito, mas o plano não seguiu isso. Recebi várias negativas de exames pedidos. Me lembro de ao menos dois casos: um de uma senhora de idade com comorbidades e outro de uma enfermeira que trabalhava no hospital, as duas com sintomas de gripe. Me disseram que o teste era só para pacientes com indicação de internação", relatou.

Em nota enviada ontem (3), a Hapvida afirmou que a fase inicial da pandemia foi marcada por “incertezas”. “No passado, havia um entendimento que a hidroxicloroquina poderia trazer benefícios aos pacientes. No melhor intuito de oferecer todas as possibilidades aos nossos usuários, houve uma adesão relevante da nossa rede, que nunca correspondeu à maioria das prescrições”, diz a nota.

Sobre a pressão exercida sobre os médicos para que receitassem o “kit covid” para os pacientes, a empresa afirmou que a prescrição da cloroquina ocorria “sempre durante consulta, de comum acordo entre médico e paciente”, e que “respeita a autonomia e a soberania médica”. A operadora também declarou que a adoção do medicamento foi “sendo reduzida de forma constante e acentuada”, e que a prática teria deixado de ocorrer “há meses”.

O médico Felipe Peixoto Nobre trabalhou de janeiro a maio de 2020 no hospital Antônio Prudente, localizado em Fortaleza, uma das unidades da Hapvida para Covid-19. Após as pressões que afirma ter sofrido, Nobre disse ter denunciado o caso primeiramente ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremed), que segundo ele, não avançou na apuração.

Na mira da CPI da Covid

O médico se tornou uma das principais testemunhas contra a empresa numa investigação do Ministério Público do Ceará (MP-CE). Com base em seu depoimento e em outros elementos apurados no processo, o MP decidiu multar a Hapvida em R$ 468,3 mil em abril deste ano. Em setembro, o material foi remetido à CPI da Covid no Senado.

A Hapvida recorreu da multa em maio e ainda aguarda o julgamento da ação. Em sua defesa, a operadora de saúde alegou que não haveria provas de que obrigava seus médicos a prescreverem cloroquina, que o autor das denúncias trabalhou por pouco tempo na rede e que fez uma “denúncia solitária”.

“Acreditar na estória contada pelo denunciante implica admitir que uma das maiores operadores de planos de assistência à saúde do país dispensaria esforços e recursos em meio a uma guerra pandêmica, apenas para perseguir médicos que não receitavam cloroquina”, diz a defesa da companhia.

O caso da Hapvida ganhou notoriedade após a sua concorrente, a Prevent Senior, mais forte na região Sudeste, entrar na mira da CPI da Covid sob acusação de pressionar médicos a receitarem o “kit covid”. No sábado, o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) publicou no Twitter que o “Hapvida é mais um caso que a CPI terá que investigar”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES