Hemopi cadastra doadores de medula óssea em Campo Maior

Hemopi cadastra doadores de medula óssea em Campo Maior

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de mil pessoas compareceram ? unidade de sa?de (Sandu) do munic?pio de Campo Maior, na manh? desta sexta-feira, 28, para se cadastrarem na Campanha de Doa??o de Medula ?ssea do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piau? (Hemopi). A campanha ? realizada em parceria com a Secretaria de Sa?de de Campo Maior e a fam?lia do menino Jos? Francisco J?nior, de 7 anos de idade, que est? precisando de doa??o da medula.

Foi o que informou a assessora do Hemopi, Maria Teixeira, acrescentando que munic?pios adjacentes a Campo Maior tamb?m s?o mobilizados na campanha, e a expectativa ? de que elevado n?mero de pessoas compare?am ao Sandu at? as 18 horas desta sexta-feira para fazer cadastro para doa??o de medula ?ssea.

Ela destacou que o Hemopi coleta apenas 10 ml de sangue dos interessados em participar da campanha. O ?rg?o encaminhou uma equipe de 10 pessoas ao munic?pio de Campo Maior para atender o p?blico. ?Esclarecemos ? popula??o que a vida depende desse gesto de participar da Campanha de Doa??o de Medula ?ssea?, comenta Maria Teixeira.

A campanha tem como objetivos, al?m de aumentar o n?mero de cadastros de doadores de medula no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula) no Piau?, ampliar a possibilidade de conseguir um doador de medula compat?vel para Jos? Francisco J?nior, que tem indica??o para transplante e precisa encontrar um doador. ?Essa tamb?m ? uma forma de realizar um trabalho educativo com informa?es importantes sobre o tema junto ? popula??o da regi?o?, afirma Maria Teixeira.

A chance de encontrar um doador compat?vel com um paciente ? de um para cada 100 mil, o que torna a busca uma corrida contra o tempo, uma vez que a espera por um transplante, muitas vezes, ? maior que o tempo de vida que a patologia permite aos pacientes. J? entre irm?os, a possibilidade de conseguir o doador chega a 25%.

Como ser doador de medula - Em Teresina, o cadastro de doadores de medula ?ssea no Redome ? realizado pelo Hemopi de segunda a sexta-feira, das 7 horas ?s 16 horas, por meio da identifica??o da pessoa e a coleta de um pouco de sangue (10 ml) para o exame de HLA (histocompatibilidade). O resultado do exame ser? cruzado com o de pacientes com indica??o de transplante de medula. Havendo compatibilidade entre os dois (doador e paciente), o pr?ximo passo ? realizar outros exames complementares.

Para ser um doador de medula, a pessoa s? precisa ser saud?vel e ter entre 18 e 55 anos. A doa??o ? feita por meio de um procedimento simples, n?o coloca em risco a vida de quem doa, sendo um dos m?todos de retirada da medula para transplante por veias perif?ricas (como uma doa??o de sangue).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES