Hemopi precisa de reforço no estoque de sangue

Hemocentro registrou uma queda de 30% nas doações nos últimos dias

Em função de período de férias, as doações no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) sofreram uma queda de 30% nos últimos dias. O Hemopi é o único hemocentro do Piauí e fornece sangue e derivados para toda a rede hospitalar, pública e privada, do estado.

A diretora de Captação do Hemopi, Beatriz Sousa, explica que, em períodos de férias, há essa redução nas doações e um aumento no número de cirurgias eletivas.

“As pessoas aproveitam as férias para realizar procedimentos cirúrgicos. É um período complicado porque recebemos menos doações. Nesse momento, por exemplo, estamos precisando reforçar nosso estoque”, chama atenção Beatriz.

Hemopi (Crédito: Reprodução )
Hemopi (Crédito: Reprodução )

Para abastecer a contento toda a rede hospitalar, seria preciso uma média diária de 200 doações de sangue. Com a redução, o Hemopi está operando no limite. “Além da baixa nas doações, as parcerias com empresas, escolas e instituições tendem a reduzir também nesse período”, explica a diretora.

O Hemopi funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, e para doar é preciso levar um documento original com foto. Também é possível agendar a doação pelo site www.hemopi.pi.gov.br.

Para doar é preciso ter entre 16 (com autorização do responsável) e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar saudável e alimentado, e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com