Hemopi precisa de sangue para atender no Carnaval

Segundo estimativas do Hemocentro, menos de 1% da população doou sangue voluntariamente em 2014

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais uma vez o Hemopi está com o estoque comprometido para bolsas de sangue e plaquetas. O Centro de Hematologia está em estado de alerta, já que a quantidade de bolsas é baixa e as doações comprometem o patamar considerado ideal. Atualmente, o Centro recebe cerca de 130 bolsas diariamente, mas o número está abaixo do desejável. Segundo estimativas do Hemocentro, menos de 1% da população doou sangue voluntariamente em 2014.

O Hemopi está em estado de alerta devido a aproximação do Carnaval por dois motivos. Primeiro porque o número de doadores costuma cair e, às vezes, zerar na semana de festas. Segundo, porque no mesmo período o índice de acidentes graves na capital e interior aumenta de forma exponencial. E apesar das várias ações para estimular a doação voluntária de sangue, a população não está comparecendo. O Hemopi possui uma série de parcerias com empresas privadas que promovem campanhas internas e a direção do Centro orienta que as organizações realizem a atividade durante as próximas semanas.

Como o sangue não é um líquido que pode ser produzido em laboratório, a sociedade é co-responsável pela manutenção do serviço. Atualmente, o Hemopi não tem condição de atender uma situação emergencial, por exemplo. E o volume de doações tende a cair nas próximas semanas, época em que são registrados altos índices de acidentes graves.

Cidadãos das principais cidades do Piauí podem doar sangue com praticidade. Além da capital, o Hemocentro possui bases nas cidades de Picos, Floriano e Parnaíba. Em todo o Estado, o sangue tipo O+ é o mais requisitado, assim como A+ e B+. O medo da agulha não deve ser empecilho na hora de ajudar o próximo. Segundo dados do próprio Centro, o número ideal de doações diárias seria entre 180 e 200 bolsas, somando aproximadamente 6 mil bolsas por mês. Vale relembrar que o número está abaixo do ideal.

O diretor do Hemopi ressalta que o ideal seria se toda a população doasse por conta própria, mas este ainda é um sonho distante. “Ainda não sei quando conquistaremos esse fato, mas precisamos acreditar no altruísmo das pessoas e continuar despertando nos piauienses a cultura da doação voluntária de sangue”, frisa Jurandir Martins.

Ser doador de sangue garante uma série de benefícios. O doador voluntário tem direito a um dia de folga ao ano, precisando apenas apresentar o comprovante de doação para a empresa em que trabalha. Doadores também têm direito à meia-entrada em estabelecimentos culturais e a serem atendidos com prioridade nas filas de banco, assim como idosos, deficientes e gestantes, segundo a Lei n° 219/09.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES