Hemopi terá ônibus equipado que fará coleta externa de sangue

O ônibus vai possibilitar que Hemopi esteja mais próximo do doador

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, entregam amanhã, 7, cinco ambulâncias para rede hospitalar estadual e para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí(HEMOPI)um ônibus totalmente equipado para captação e coleta de sangue. A solenidade de entrega será realizada às 10h30, no Palácio de Karnak.

Segundo Francisco Costa, o ônibus vai possibilitar que o HEMOPI esteja mais próximo do doador de sangue, vez que “com essa unidade móvel para coleta de sangue, vamos percorrer os mais diversos municípios do nosso estado para coleta, tão importante e que salva vidas”, afirma.


Com a descentralização, será possível aumentar a coleta, explica Costa. “A cada dia, a gente sempre lutando para manter estoque mínimo necessário no Hemocentro, com muita dificuldade, daí a necessidade de ampliar esse acesso, de poder aumentar a captação, de identificar mais pessoas para doação de sangue”, acrescentando que também será possível o cadastro de potenciais doadores de medula óssea.

O doador de sangue que sempre vai ao HEMOPI, vai perceber que a doação no ônibus seguirá as mesmas etapas do Hemocentro, já que a unidade mantém a mesma estrutura de atendimento, com sala de triagem, sala de coleta com quatro poltronas de coleta, sala de recuperação, sala de lanche e outros mobiliários e equipamentos, como geladeira e TV.

A doação de sangue no ônibus segue todos os critérios de biossegurança, transporte e acondicionamento de hemocomponentes, proporcionando maior conforto e segurança durante a doação.

Ambulâncias

Também serão entregues cinco ambulâncias para os hospitais da rede estadual do interior do Estado. Serão contemplados os hospitais:

Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante – Amarante

Hospital Regional Manoel de Sousa Santos – Bom Jesus

Hospital Local Domingos Chaves – Canto do Buriti

Hospital Estadual Norberto Moura – Elesbão Veloso

Hospital Local José Furtado de Mendonça – São Miguel do Tapuio

Fonte: Portal MN
logomarca do portal meionorte..com