HGV abre mais 10 leitos de UTI e amplia vagas em 100% durante pandemia

A meta é que, até o fim deste mês, o hospital tenha 50 leitos de terapia intensiva para atendimento a pacientes em estado mais grave da doença.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de ampliar e fortalecer a capacidade de atendimento a pacientes com Covid-19, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) abriu 10 novos leitos de UTI a partir desta segunda-feira (15), totalizando 40 unidades de terapia intensiva exclusivas para o tratamento do novo coronavírus, além de 40 leitos clínicos. O hospital conta também com 16 leitos para outras patologias.

Logo no início da pandemia, o HGV instalou 20 leitos de UTI para atender pessoas com Covid, e agora com mais 20, expande em 100% o número de vagas. A aquisição se deve graças ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), órgão que gerencia o Getúlio Vargas.

A expectativa da direção do HGV é de que, até o fim do mês, mais 10 leitos equipados com respiradores sejam preparados para atuar no atendimento dos casos mais graves da Covid-19. Um andar inteiro do hospital foi isolado e preparado para servir como área covid.

Foto: Roberta Aline

"Estamos com áreas isoladas e aptas para o recebimento de casos suspeitos da Covid-19 e estruturas exclusivas para outras especialidades. Também temos capacidade modular para abrir novas unidades de suporte aos pacientes com a doença, o que será avaliado de acordo com a evolução do número de casos em nossa região, podemos chegar a 50 leitos de UTI", avalia o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.

Os primeiros dias de junho, mesmo com a ampliação dos leitos de UTIs para a Covid-19, a ocupação chegou a 87,5% nesta segunda-feira (15).

Para o presidente da FEPISERH, Pablo Santos, é preciso reforçar a estruturação do hospital neste período que culmina com o pico da pandemia. “Estamos ampliando os leitos de UTI e clínicos para tratamento da Covid desde o início da pandemia, que devem chegar a 50 até o mês de julho, assim como, reforçando as medidas de proteção e segurança, assegurando um atendimento de qualidade à população que venha a ser acolhida no HGV. Vale ressaltar que o isolamento social continua e deve ser obedecido por todos para evitarmos um colapso no sistema de saúde do Estado”, destaca o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES