HGV e Fepiserh implementam melhorias na logística do hospital

Refeições, lavanderia, almoxarifado, capacitação das equipes, segurança do paciente, segurança do trabalho e humanização foram áreas que receberam otimização no funcionamento.

HGV e Fepiserh implementam melhorias na logística do hospital | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), com o apoio da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), vem implementando uma série de melhorias na estruturação e logística de funcionamento da unidade de saúde, visando otimizar os serviços e oferecer um atendimento com mais qualidade.

Por meio do Serviço de Nutrição e Dietética, o HGV tem aplicado um controle de qualidade mais eficiente para oferecer uma alimentação adequada para colaboradores, pacientes e acompanhantes. Por dia, são oferecidas quase 2 mil refeições, num total de mais de 55 mil refeições/mês.

Na lavanderia, são 2 mil quilos de peças por dia lavados na Unidade de Processamento de Roupas, serviço realizado por 60 profissionais que cuidam da higienização do vestuário de toda a equipe profissional do hospital, assim como, dos pacientes.

Para a diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, “tão importante quanto um bom atendimento é contar com uma boa limpeza no ambiente hospitalar, pois é fundamental para garantir a saúde dos usuários e profissionais”.

HGV e Fepiserh implementam melhorias na logística do hospital

O novo almoxarifado do Getúlio Vargas foi adequado para a guarda e conservação de materiais, com mais conforto e segurança para os colaboradores. “São 10 profissionais que trabalham, diariamente, na organização e distribuição de materiais com mais eficácia”, destaca Gilberto Albuquerque.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HGV, recentemente, realizou um treinamento voltado aos profissionais das UTIs da Covid-19, abordando temas como a higienização das mãos, uso correto de luvas e medidas de prevenção de infecção de corrente sanguínea.

Com foco na segurança de usuários e profissionais, o HGV também realizou treinamentos para atualização dos colaboradores, em especial, os da Área Covid, como os ‘maqueiros’. Dentre os temas, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) abordou a ética e postura, processo de trabalho do maqueiro, medidas de precaução da Covid-19, paramentação e desparamentação dos EPIs e limpeza e desinfecção de macas e cadeiras de rodas.

Atendendo às normas de segurança para proteção dos colaboradores e usuários durante a pandemia, a direção do hospital implantou diversas medidas para assegurar a segurança no ambiente de trabalho, como a instalação de barreiras em acrílico no balcão da recepção e uso adequado e racional de equipamentos de proteção individual e coletivos para todos os colaboradores.

O HGV também acatou a primeira diretriz da Política Nacional de Humanização – o acolhimento. Norma sempre adotada pelo hospital, que é a de fortalecer o acolhimento, principalmente nesse momento de pandemia, onde os pacientes estão mais fragilizados e ficam isolados. Nesse sentido, o Serviço Social passou a funcionar 24 horas, acolhendo a todos que chegam na instituição.

Para o presidente da Fepiserh, Pablo Santos, como maior hospital público da rede hospitalar do estado, o HGV merece receber todas as melhorias possíveis, tanto na parte estrutural, como na de pessoal e atendimento. “Desde que assumimos a administração do Hospital Getúlio Vargas, em 2017, temos trabalhado no sentido de aprimorar o parque tecnológico, modernizar a estrutura, abrir novos serviços e revigorar o quadro humano da casa, e para isso, contamos com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Governo do Estado, para, assim, evoluirmos cada vez mais como unidade de saúde referência em alta complexidade para o Piauí”, avalia o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES