HGV realiza captação de órgãos mesmo durante a pandemia

Nos últimos 15 dias foram coletados órgãos de duas pessoas para doação

equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (12), a equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas realizou mais um procedimento de coleta, por meio da Organização de Procura de Órgão e Tecidos e Central Estadual de Transplantes, coordenado pelo médico Wellington Figueiredo e pela equipe do Centro Cirúrgico do hospital.

A doadora, uma senhora de 64 anos, teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado e, após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira, e seguidos os requisitos do processo, foi realizada a retirada do fígado, rins e córneas. Ainda no dia 31 de julho, o hospital também efetuou uma captação de órgãos de um homem de 69 anos, quando foram recolhidos os rins e o fígado.

Equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas 

O coordenador de enfermagem do setor de Organização de Procura por Órgãos, Gilson Cantuário, explica que para acontecer a doação é fundamental o diálogo com os familiares. "Precisamos entender o sentimento da família no momento da perda, conversar. Sabemos que é um momento difícil e é necessário tirar todas as dúvidas, até a decisão final", completa Cantuário.

Para a diretora técnica da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Fátima Garcez, a doação de órgãos pode dar novos destinos a outras pessoas. Ela explica que o número de doadores ainda é pequeno no Piauí e no Brasil, se comparado ao de pacientes quem esperam pelas doações.

Equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas 

Segundo Garcez, vários fatores incidem sobre esse problema, como a falta de informação, que gera medo e incerteza, o desconhecimento sobre os processos de doação e, até crenças religiosas. "A carteira de identidade é o principal meio de anunciar que você é doador. Inclua essa informação no seu RG, assim como avise sua família. Quanto mais pessoas tiverem a consciência da nobreza do ato de doar, mais pessoas terão novas chances na vida", destaca.

O presidente da Fundação, Pablo Santos, explica que um único doador pode beneficiar até 25 pessoas com o transplante de seus órgãos e tecidos e que o processo também pode ser realizado com doadores vivos. "A doação não precisa ser feita necessariamente após a morte cerebral do paciente. Alguns transplantes podem ser feitos ainda em vida, como os de rins, parte do fígado, pâncreas, pulmão ou medula óssea. Precisamos incentivar os doadores e conscientizar que é um gesto de solidariedade que salva outras vidas", comenta Santos.

Equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES