Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

HGV realiza cinco mutirões simultâneos neste sábado (11)

Somente procedimentos de alta complexidade podem ser feitos no HGV

Compartilhe
Google Whatsapp

Com o objetivo de agilizar o atendimento de pacientes em várias especialidades, a direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) resolveu realizar, neste sábado (11), cinco mutirões simultâneos, entre eles um inédito de retinopatia da pré-maturidade, num total de 90 procedimentos.

A ação, que tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, pretende reduzir o tempo de espera por procedimentos que somente podem ser realizados no HGV, por serem de alta complexidade e que a demanda é muito grande, explica a diretora geral do hospital, Clara Leal.

Na área de oftalmologia, serão realizadas 30 cirurgias de catarata e 40 exames da retinopatia da pré-maturidade em crianças, na faixa etária de 0 a 28 dias. Segundo a oftalmologista, especialista em retina, Maria de Lourdes Alcântara, o HGV é o único serviço que faz o acompanhamento dessas crianças de todas as maternidades do Estado.  “Nesse mutirão, vamos verificar a existência de uma alteração no crescimento da retina em crianças encaminhadas pelas maternidades D.Evangelina Rosa e CIAMCA”, destaca.

Hospital Getúlio Vargas
Hospital Getúlio Vargas

Ela explica que “a doença ocorre em prematuros, onde acontece um crescimento dos vasos sanguíneos da retina, de maneira anormal, o que pode resultar na formação de cicatrizes, descolamento da retina e a cegueira”, acrescenta a retinóloga, Maria de Lourdes Alcântara.

Outros procedimentos que serão realizados neste sábado (11) são exames de enteroscopia que permite a visualização do intestino delgado, segmento mais longo do trato gastro-intestinal. Para o coordenador do Serviço de Endoscopia do HGV, Carlos Dimas, o HGV é o único hospital no Estado, público e privado, que oferecerá esse serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele destaca que a enteroscopia é indicada principalmente para avaliação das doenças do intestino delgado, tais como mal formações vasculares, tumores e doenças inflamatórias do intestino (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa).

Também serão realizados cinco embolizações de Hemangiomas, que são  tumores  benignos de capilares e vasos sanguíneos, sendo os mais comuns na infância.

Na área de Otorrino, será um Mutirão de cirurgias de ouvido (timpanoplastia e mastoidectomias), colocação de tubo de ventilação. "São cirurgias complexas que requer mais tempo cirúrgico”, explica o coordenador da Clínica Otorrinolaringológica, Bernardo Cunha.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto