O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu na sexta-feira, 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, mais um mutirão de cirurgias urológicas com a meta de beneficiar 30 pacientes. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, que alerta sobre a necessidade de prevenção do câncer da próstata.

Os pacientes atendidos foram encaminhados pelo Ambulatório Integrado (Prédio Azul) do HGV e aguardavam pelos procedimentos.

Crédito: DivulgaçãoCrédito: Divulgação

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pele. No Brasil, em 2019, a previsão é que 60 mil novos casos sejam descobertos.

Para a assessora técnica da Fundação Hospitalar do Estado (Fepiserh), Fátima Garcez, os exames urológicos são de extrema importância para a saúde do homem. "O diagnóstico precoce dá ao paciente mais chances de cura e um melhor tratamento, por isso os homens devem fazer o exame e ser incentivados pelas suas companheiras ou companheiros e familiares. O Estado também ganha com essa campanha, pois tratar um paciente no início da doença é menos oneroso ao serviço público, gerando economicidade e mais oportunidades para outros pacientes", explica Garcez.