HGV realiza primeira cirurgia de transplante de órgãos de 2021

Dois pacientes receberam os rins e o fígado foi enviado para o Ceará

Os procedimentos foram realizados pela equipe de transplante renal do HGV | Div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, na última quinta-feira (4), a primeira captação de 2021. Foram captados os rins e as córneas. O fígado também foi retirado e enviado para o Ceará. O HGV é o único no Piauí a fazer o procedimento

A doadora foi uma mulher de 59 anos, que estava internada em um hospital particular de Teresina e teve morte encefálica confirmada após a realização de todos os exames necessários. A causa foi um acidente vascular cerebral hemorrágico.

Os procedimentos foram realizados pela equipe de transplante renal do HGV

A ação aconteceu  por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO) e Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV. 

Dois pacientes que aguardavam na fila de espera, receberam os rins na sexta-feira (5). Os procedimentos foram realizados pela equipe de transplante renal do HGV. Os beneficiados foram R.C.G, 52 anos, e  C.S.A, 18 anos. Os dois continuam internados no hospital e evoluem bem.

O coordenador de enfermagem da OPO, Gilson Cantuário, explica que todo o processo teve sucesso graças à atuação rápida das equipes após o diagnóstico da paciente. ¨Mas nada seria possível sem a aceitação da família, que conseguiu transformar a dor da perda em esperança para outras pessoas que dependem do transplante”, acrescenta Cantuário.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, lembra que mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, o hospital vem mantendo a realização dos transplantes renais. ¨Esse tratamento muda o dia a dia de pessoas com doença renal crônica, pois possibilita que elas tenham uma melhor qualidade de vida¨, pontua Mendes

“Somente a família tem o poder de autorizar a doação e, quando a família diz sim, a vida continua. Por isso, é fundamental que as pessoas, em vida, manifestem aos parentes o desejo de doar os seus órgãos. Precisamos aumentar o número de doadores no Piauí”, destaca o presidente da Fepiserh, órgão que gerencia o HGV, Pablo Santos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES