HGV se prepara para implantação do serviço de cirurgia cardíaca

Inaugurado no dia 3 de maio de 1941, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) completa 80 anos com uma programação híbrida.

Hospital Getúlio Vargas (HGV) completa 80 anos com uma programação híbrida que inclui um abraço simbólico de todos os colaboradores ao redor do hospital | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inaugurado no dia 3 de maio de 1941, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) completa 80 anos com uma programação híbrida que inclui um abraço simbólico de todos os colaboradores ao redor do hospital e uma missa em ação de graças.

Obedecendo as medidas restritivas do Governo do Estado, a programação terá participação de um número restrito de pessoas e poderá ser acompanhada pelo canal YouTube.

“Este ano comemoramos o 80º aniversário do Hospital Getúlio Vargas, o qual tenho orgulho de estar sendo gestor, liderando com muita responsabilidade e zelando por um bem precioso, que é um patrimônio do povo piauiense”, destaca Osvaldo Mendes, diretor-geral do HGV.

HGV se prepara para implantação do serviço de cirurgia cardíaca- Foto: JMN

Atualmente, a instituição conta com 349 leitos, 90 leitos de UTI, sendo 70 para pacientes com Covid-19 e 20 para outras especialidades. Conta também com um ambulatório integrado que atende mil pacientes por dia, com consultas e exames. Além de capacidade para executar uma média de 50 cirurgias de alta complexidade entre as 15 especialidades oferecidas. É um hospital de ensino com 10 residências médicas e uma residência multiprofissional.

O HGV hoje se destaca como referência também para pacientes com Covid-19, com mais de mil pessoas atendidos de abril de 2020 a março de 2021, quando foi admitido o primeiro paciente com suspeita de Covid-19.

Novo serviço à saúde

Ao completar 80 anos, a unidade se prepara para implantar mais um serviço relevante que é a cirurgia cardíaca. Para tanto, está recebendo obra física da nova UTI, com 20 leitos e a Unidade de Recuperação da Hemodinâmica com mais sete leitos, o que vai proporcionar a implantação do primeiro Serviço Público de Cirurgia Cardíaca e ampliar a realização de procedimentos de alta complexidade.

Transformação ao longo dos anos

Idealizado pelo interventor federal do Estado do Piauí, o médico Leônidas de Castro Melo, na época, determinou a elaboração do projeto de uma hospital moderno com feição de instituição de ensino, pesquisa, tudo igual e observado aos grandes centros, principalmente baseado no modelo do Hospital das Clínicas em São Paulo.

Ao comemorar 80 anos de existência, a missão do hospital permanece a mesma: proporcionar uma qualidade de vida melhor e mais saudável aos seus pacientes, oferecendo medicina de excelência e atendimento humanizado. Investe de forma constante em inovação e tecnologia aplicada em cirurgias minimamente invasivas e robótica hospitalar.

Atualmente, gerenciado pela Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), o HGV está totalmente transformado e é reconhecido como referência para alta complexidade no Estado do Piauí e para o meio norte do país. Tendo conquistado a certificação conquistada por instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, apresenta gestão integrada, com processos que ocorrem de maneira fluida e comunicação plena sobre as atividades.

“Historicamente, o HGV se consolidou como o melhor e maior serviço de alta complexidade do Piauí e, agora, transformou-se referência no tratamento de uma doença que desafia o mundo. Isso é possível graças à incrível equipe de profissionais que se dedica com muito amor pelo que faz. Nesses 80 anos, o HGV salvou vidas, formou profissionais e escreveu uma bonita história”, destaca o presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues.

As parcerias que o HGV mantém com instituições reconhecidas nacionalmente, como Hospital Albert Einstein (HAE), Hospital Sírio Libanês e Hospital Osvaldo Cruz (HOC), mantém o hospital com diversos intercâmbios tecnológicos e de treinamento, o conhecimento e fomento à pesquisa, sempre aprimorando os conceitos e os métodos aplicados na instituição.

*Com informações do Governo do Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES