HGV treina profissionais sobre segurança do paciente na área da Covid

O treinamento é uma medida preventiva e de orientação sobre o uso dos equipamentos de proteção individual.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde da área Covid-19 em relação à segurança deles e dos pacientes que estão sendo assistidos, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), com a colaboração da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), realiza, desta quarta (22) até sexta-feira (24), treinamento com colaboradores.

O treinamento é presencial e obedece todas as normas de segurança determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério de Saúde, com turmas pequenas e em vários horários, de forma que possa contemplar o maior número possível de participantes.

Para a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGV, Nirvania Carvalho, o treinamento é importante como medida preventiva e de orientação sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), mas também como forma de minimizar a ansiedade daqueles que estão na linha de frente do cuidado ao paciente com Covid-19.

“A proteção dos profissionais de saúde durante a assistência aos pacientes com Covid-19 tem sido vista como prioritária e imprescindível pelas instituições de saúde, em especial, pelo elevado número de contaminados em vários locais do mundo, o que potencializa o medo da contaminação pelo vírus entre esses profissionais. Neste sentido, estão sendo disponibilizados equipamentos de proteção individual adequados, bem como o protocolo do uso correto dos mesmos, medidas que são essenciais na prevenção desses profissionais e que minimizam a ansiedade durante o atendimento”, explica Nirvana Carvalho.

O presidente da Fundação Hospitalar (Fepiserh), Pablo Santos, comentou a iniciativa do HGV. “É necessária e tem todo o apoio da fundação. Estamos cautelosos quanto à saúde das equipes, para resguardar também a dos profissionais e suas famílias, assim como, suprimir qualquer risco de contaminação hospitalar”, pontua o gestor.

Já, a diretora técnica da Fepiserh, Nara Nunes, destaca a importância do treinamento em manter um procedimento operacional padrão dentro das equipes e proteger pacientes e profissionais. “Sabemos que a transmissibilidade da Covid-19 é muito grande e afeta diretamente a saúde dos profissionais que estão na linha de frente. Com essa capacitação, vamos reduzir as taxas de infecções desses profissionais e evitar a contaminação cruzada, onde um paciente que se internou por outro motivo se contamina com o coronavírus, assim como os seus acompanhantes”, explica Nunes.

A capacitação oferecida pelo HGV ocorre por meio do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Núcleo de Educação Permanente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e a Residência Integrada Multiprofissional em Terapia Intensiva Adulto da Uespi. Dentre os temas abordados, estão os aspectos clínicos e epidemiológicos da Covid-19, paramentação e desparamentação e processo de trabalho na área Covid, metas de segurança do paciente, protocolo de prevenção de infecção e outros assuntos relacionados à assistência à saúde.

Ao todo, serão seis turmas capacitadas, contemplando todas as equipes que trabalham no enfrentamento ao coronavírus no HGV.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES