Hidroginástica para grupos especiais, educação física escolar, nutrição desportiva são temas que movimentam o X Congresso da FIEP

O evento acontece no Setor de Esportes da UFPI e se estende até sábado (2), com a 1ª Corrida de Rua.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dando prosseguimento ao X Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – FIEP- Piauí, na tarde desta quinta-feira (30) foram oferecidos ainda mais cinco cursos, do total de 15. O evento acontece no Setor de Esportes da UFPI e se estende até sábado (2), com a 1ª Corrida de Rua. Na tarde de hoje, foram abordados temas como Nutrição Desportiva, Hidroginástica para Grupos Especiais, Atividades Aquáticas, Dança Escolar e Crescimento muscular: exercício e nutrição.

O curso 6 foi dinâmico e agitou a turma de congressistas. O professor paranaense Hani Awad proporcionou uma aula agitada e criativa sobre Educação física escolar: jogando, brincando e dançando com criatividade e ludicidade. Com dinâmicas interessantes, motivadoras, em grupo e bastante participativas, utilizando linguagens cantadas e vibrantes, o ministrante traz conceitos educativos para o bom desenvolvimento infantil na educação física escolar. O curso segue até esta sexta (1º). Awad é autor de livros e CD  no segmento.

A professora doutora Sônia Maria Bordin foi a palestrante do curso 7. Ela falou sobre Nutrição Desportiva. “ O consumo de aminoácidos deve ser tanto de origem animal como vegetal. Em atividades intensas, é preciso proteinas e aminoácidos de origem animal e vegetal, necessários para a síntese proteíca e sistema imunológico”, disse durante o curso.

No curso 8, a professora doutora Yula Pires da Silveira Meneses e a mestre Jane Maria Carvalho foram as ministrantes. Primeiro, elas fizeram a aula teórica com os congressitas e depois na piscina. Entre os assuntos, fundamentos da hidroginástica e da natação como opção na prática de exercício físico; diagnóstico de artrose, artrite, hérnia discal, hipertensão arterial, AVC, aneurisma e gestação; fisioterapia x educação física na reabilitação, processo de reabilitação e os exercícios mais indicados e os que devem ser evitados e condicionamento físico sob diagnósticos de limitações ósteo e neuro musculares. Nesta sexta-feira, o curso terá continuidade, com enfoque nas cardiopatias, com os alunos fazendo exercícios práticos na piscina.

Já no curso 9, de conteúdo mais interativo, o professor João Paulo de Oliveira e a professora Manuela Monte abordaram o tema Dança Escolar: o corpo, o movimento e a aprendizagem. Com músicas, danças e brincadeiras, a aula atraiu a atenção dos congressistas que aprenderam em seus ensinamentos uma forma diferente e animada de aplicar seus conhecimentos.

E no último curso do dia, proferido pelos professores doutores Leonardo Torres Leal e Moisés Tolentino Bento (UFPI), o tema foi sobre Crescimento Muscular: Exercício e nutrição. Tolentino explicou a importância do treino e das células satélites para o exercício: “No treino você sempre deve levar em conta o que a pessoa gosta de fazer para que assim ela tenha um bom desempenho. Temos células satélites em várias partes do corpo e cada uma delas é ativada de forma diferente. As células satélites ficam adormecidas e quando praticamos exercício, com esse estímulo, elas são ativadas, se juntam a fatores de crescimento e se diferenciam. Isso se dá com treino, com a prática constante de exercício”, destacou.

         Os cursos de 11 a 15 começam a ser ministrados nesta sexta-feira, a partir das 17h30. Congresso está sendo promovido pela Delegacia Regional no Piauí da FIEP-PI , em parceria com a UFPI, UESPI, Faculdade do Médio Parnaíba- Famep, Faculdade Santo Agostinho, Uninovafapi, Instituto de Ensino Superior Múltiplo, Faculdade Maurício de Nassau, Isepro, Escola Santa Helena, Eugênio Fortes Academia e Ariston Serigrafia. A programação completa e as novidades para esta edição comemorativa do congresso estão disponíveis no site www.fiep-pi.com.br. O X Congresso Piauiense Científico da FIEP-PI é voltado para profissionais e estudantes de Pedagogia, Educação Física, Fisioterapia, Educação, Nutrição, Turismo, Educação Artística, além de técnico desportivo, bailarino, dançarino, personal ou que atua em áreas afins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES