Hipnoterapia é usada como ferramenta na psicologia

Cercada de tabus, a técnica milenar de hipnotizar pode ser usada para curar ansiedade e depressão, por exemplo

Hipnose pode ser usada como apoio para psicologia | Raissa Moraes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Lucrécio Arrais

Hipnose. Substantivo feminino. Na psicologia, é definida como o estado semelhante ao sono, gerado por um processo de indução, no qual o indivíduo fica muito suscetível à sugestão do hipnotizador. 

Até que ponto essas sugestões podem trazer benefícios para um paciente? De acordo com profissionais, a técnica pode transformar a qualidade de vida de muita gente.

Hipnose pode ajudar em crises de ansiedade - Raíssa Morais

Vida transformada

Germanna Rocha, por exemplo, diz que teve a vida transformada após fazer hipnoterapia. "Procurei a hipnose para obter ajuda em crises de ansiedade que eu tinha que muitas vezes desencadeiam em crises de pânico. Eu tinha muita curiosidade sobre hipnoterapia e tinha vontade de fazer. Quando soube que poderia me ajudar nos sintomas da ansiedade resolvi fazer", recorda. A paciente afirma que a hipnose mudou sua vida. 

"Hoje eu sou curada de uma das maiores fobias que eu tinha, que era de cobra. Sou hoje uma pessoa mais calma e tranquila, que leva a vida com mais leveza, isso se reflete nas minhas relações com minha família e amigos e todos agradecem", acrescenta.

Luiz Fernandes diz que técnica ajuda no processo emocional- Raíssa Morais

Processo emocional

Ela foi paciente de Luiz Fernandes, um hipnoterapeuta com escritório na zona Leste de Teresina. Ele conta que a técnica ajuda no processo emocional. "A hipnoterapia pode ajudar a controlar o desequilíbrio, que vem do luto, fobia, depressão, trauma, para que a pessoa possa viver com tranquilidade", afirma.

"A hipnoterapia serve para quem está vivo. Qualquer pessoa deve fazer porque somos seres emocionais. Crianças a partir de seis anos já podem fazer. É uma abordagem que trabalha rápido demandas que as pessoas carregam. Por isso é a 'queridinha' da neurociência", acrescenta.

Hipnose é coisa séria!

O psicólogo clínico Mário Faustino é uma autoridade da psicologia tradicional no Piauí. Ele utiliza a hipnose para facilitar o tratamento de pessoas com transtornos

"A hipnose é um processo que se utiliza da indução promovendo relaxamento profundo com o objetivo de obter relaxamento profundo e com isso acessar processos mentais onde em estado de vigília, acordado, a pessoa não consegue esse acesso com facilidade", explica.

Hipnose não é perigoso e é realizada de forma segura - Raíssa Morais

Não há perigo

Ele defende que a hipnose não é perigosa, mas a má utilização do processo, para fins não profissionais ou de lazer podem gerar problemas.

"Cabe a pessoa que vai se submeter ao processo hipnótico procurar profissionais que, realmente, são competentes e responsáveis. Assim como em todas as profissões que existem maus e excelentes profissionais, na hipnose também acontece essa falha", recomenda. O psicólogo afirma que a complexidade da mente humana impõe desafios. 

Processo pode ajudar pessoas - Raíssa Morais

"Na terapia feita por um psicólogo o acesso aos conteúdos se dá de forma gradual, onde o profissional vai acessando os conteúdos gradativamente e ajudando o paciente na obtenção das resoluções desses processos, de forma ampla e complexa. Já na hipnose, o paciente direciona para qual processo ele quer acessar obtendo com isso a resolução do problema de forma mais rápida e objetiva. Vale ressaltar que são trabalhados tópicos específicos propiciando uma resolução mais rápida", descreve Faustino.

Memórias

As fobias e outros transtornos psicológicos estão registrados no inconsciente da pessoa e ela, por si só, não tem acesso a essas memórias. "Durante o processo se acessa de forma técnica o conteúdo a ser trabalhado e faz o deslocamento adequado excluindo para sempre o que incomoda a pessoa", aponta Mario Faustino.

O Conselho Federal de Psicologia permite que o psicólogo trabalhe com a hipnoterapia. Para isso é necessário que o profissional faça o curso próprio para esse fim. A hipnose pode ser aprendida por qualquer pessoa.

Quebrando o preconceito

O psicólogo Rodrigo Lopes, vice-presidente da Associação Brasileira de Hipnose e Delegado do Estado do Piauí da Federação de Terapias Cognitivas, explica que a hipnose consiste em um procedimento de indução, através da respiração.

 "Assim podemos ampliar a consciência de memórias de médio e longo prazo, dentro de um conceito de relaxamento", revela. O profissional da saúde explica que é preciso acabar com o preconceito existente com a técnica.  

São muitos os benefícios da prática - Raíssa Morais

"A hipnose não é uma brincadeira. É uma técnica com base neurocientífica, que tem contra-indicações que precisam ser avaliadas por um psicólogo ou hipnoterapeuta da área da saúde. Nós não trabalhamos com a hipnose como a ideia de magia. Isso, sim, é charlatanismo. Nós precisamos corrigir essa ideia", acrescenta Rodrigo.

Rodrigo defende que são muitos benefícios. "Pode facilitar o processo de aprendizado. É um tratamento mais rápido. Além disso, é excelente para encontrar as dificuldades e aliviar sintomas, tratando as causas. No processo de emagrecimento, por exemplo, é possível corrigir a causa da compulsão alimentar", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES