Hoje é o dia da grande festa do Prêmio Piauí Inclusão Social

Campeonato do Bem tem mais uma edição na noite desta quinta (18), às 19 h, no Rio Poty Hotel

É hoje a grande festa da Inclusão Social | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se existe uma premiação onde todos ganham, esse é o Prêmio Piauí de Inclusão Social, uma parceria do Sistema Meio Norte com o Governo do Estado. O ?Campeonato do Bem?, como ficou conhecido, tem mais uma edição na noite desta quintafeira (18), às 19 horas, no Rio Poty Hotel, com transmissão ao vivo pela TV Meio Norte. Trata-se do quarto ano desde que foi criado o ?concurso?, em 2005.

Nele, são destacadas iniciativas de sucesso, que promovem a auto-estima e inclusão dos piauienses. Mesmo existindo vencedores em cada uma das categorias, somente a participação no Prêmio já é motivo de orgulho e reconhecimento para todos que dele fazem parte. De acordo com o Consultor de Jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, José Osmando de Araújo, é justamente essa a idéia do Prêmio Piauí de Inclusão Social: mostrar experiências exitosas em todas as áreas, sejam de grandes empresas, seja de cidadãos que apresentam idéias inovadoras. ?Durante vários meses, tanto o jornal, como a TV e o portal Meio Norte mostraram essas experiências do nosso povo. Além de incentivar que novas idéias surjam e mais oportunidades de emprego apareçam, o Prêmio ajuda na auto-estima de cada um desses empreendedores?.

Desde 2005, estão sendo reveladas experiências nas seguintes categorias: Microempresa, Média e

Grande Empresa, Empreendedores Individuais, Cooperativas, Organizações Governamentais e Organizações Não-Governamentais. ?Para julgar esses concorrentes, há uma Comissão Julgadora idônea

e responsável, que passa vários meses analisando cada uma das iniciativas para a grande premiação de

hoje?, explica José Osmando. Para a avaliação das iniciativas vencedoras, conta-se com a participação da Fundação Cepro. Participam também da escolha universidades, entidades sindicais e patronais e de pesquisa. Nenhuma dessas entidades recebepagamento, o que demonstra a imparcialidade com que participam do pleito.

Este ano, o Prêmio conta com uma inovação. Além das categorias tradicionalmente premiadas, cinco instituições importantes do Estado receberão homenagens por desenvolverem atividades inclusivas. São elas: o Ministério Público Federal, o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal de Justiça, a Assembléia Legislativa e a Casa Meio Norte.

Além do Troféu ?Inclusao Social?, elas receberão também, na noite de hoje, um diploma de menção honrosa. Cada uma dessas instituições realizou em 2008 importantes trabalhos em prol dos cidadãos piauienses. O Tribunal de Justiça receberá a homenagem pelo conjunto das ações desenvolvidas no projeto Justiça Itinerante, importante ação que beneficia centenas de pessoas com a desburocratização dos processos. Já o Tribunal Regional do Trabalho receberá a comenda graças ao trabalho feito nas Semanas de Conciliação, momentos onde as demandas judiciais são solucionadas com rapidez, havendo uma aproximação da Justiça com a população.

O Ministério Público Federal é outra das entidades homenageadas este ano, por conta da atuação permanente para a garantia dos direitos dos cidadãos e na defesa do meio ambiente. Além disso, contribui para que mais pessoas tenham acesso a serviços públicos e para que os habitantes possam ter melhor qualidade de vida. No caso da Assembléia Legislativa, a implantação da TV Assembléia e Cine Teatro foi fundamental na promoção da inclusão sócio-cultural dos cidadãos piauienses. Pelo menos 23 eventos são realizados todos os meses no Cine-Teatro, muitos com transmissão da TV.

Por isso, merece a comenda do Prêmio Piauí de Inclusão. A quinta instituição em destaque desta noite será a Casa-Escola Meio Norte, um dos mais completos modelos educacionais do Estado, inclusive reconhecido nacionalmente por conta do índice zero de evasão escolar. A escola tem contribuído para o crescimento tanto educacional como pessoal de centenas de crianças e suas famílias. Portanto, tanto os concorrentes como os premiados com menção honrosa contribuirão para a beleza da festa desta noite. Mas, na verdade, quem receberá o prêmio será o Estado do Piauí, por oferecer o ?palco? ideal para esse grande espetáculo da inclusão acontecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES