Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

O otorrino e cirurgião Dr. Alfredo Lara comenta que a apneia do sono é fator de risco para pressão alta, uma das principais causas de morte no Brasil

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma das principais causas de morte no país que atinge mais de 30 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os fatores de risco está a apneia obstrutiva do sono. Segundo o otorrino e cirurgião craniomaxilofacial Dr. Alfredo Lara, a apneia do sono pode tirar de 7 a 15 anos de vida do indivíduo, sobrecarregar o coração e gerar problema cardiovascular.

70% a 90% dos que sofrem de apneia do sono têm hipertensão arterial. Ao contrário, 30% a 35% dos pacientes com hipertensão arterial têm apneia do sono, condição caracterizada por roncos, engasgos e interrupções na respiração, se repetindo, no mínimo, cinco vezes em 60 minutos. O distúrbio desorganiza os movimentos respiratórios, diminui o oxigênio no sangue, superativa o sistema nervoso, aumenta o ritmo dos batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos, elevando os riscos de pressão alta.

Mais de 10% da população acima de 65 anos apresentam apneia do sono. Num estudo em 1993 entre pessoas de 30 a 60 anos, 9% das mulheres e 24% dos homens tinham índices altos do distúrbio e, em 1% a 3% dos casos, crianças. O estudo "Prevalência Global da Apneia Obstrutiva do Sono" apresentado pela ResMed em 2018 indica que a condição afeta 936 milhões pessoas no mundo; quase 10 vezes mais do que estimativas anteriores.

"Evitar dormir de barriga pra cima, excesso de álcool e fumo são iniciativas bem-vindas, além de alimentação e exercícios adequados. Como o excesso de peso é um dos desencadeadores, um estilo de vida saudável é fundamental, caso não haja distúrbios anatômicos ou obstáculos que dificultem a passagem de ar. Nestes casos, um tratamento cirúrgico é recomendado. Conhecer a origem do distúrbio é essencial para determinar as medidas de controle." comenta o Dr. Alfredo Lara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES