Homem de 42 anos consegue reconhecimento de paternidade após a morte do pai

Acordo na Defensoria permite reconhecimento de paternidade de homem de 42 anos após a morte do pai

Defensora pública Patrícia Ferreira Monte destaca a importância do projeto | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 42 anos de idade, o assistido  pela Defensoria Pública do Piauí, Anderson Irapuan Meireles, encontrou dentro do projeto “Meu Pai Tem Nome”, a possibilidade de ter o nome de seu pai, já falecido, no seu registro de nascimento.

 “Convivi a minha vida toda com os meus tios, mas eu nunca tive o reconhecimento do meu pai em um documento. Ele já faleceu há algum tempo e por conta disso também deixamos pra lá. Só que a gente ficou sabendo dessa ação da Defensoria Pública, que é uma ação importante para a questão de documentação para a vida de qualquer pessoa. Vim aqui por estímulo das minhas tias e hoje a gente tá aqui pra dar entrada na documentação”, afirmou durante a ação.

Também presente na audiência, Ana Adélia Cordeiro Ibiapina, uma das seis tias do assistido que estavam presentes, falou sobre a iniciativa “Entramos em acordo, com todas as irmãs, e chegamos a uma conclusão, e a gente veio aqui, e vamos tentar fazer. Vamos assinar o documento já para e chegamos a conclusão e queremos o bem pra ele”. finalizou.

Defensora pública Patrícia Ferreira Monte destaca a importância do projeto 

A defensora pública Patrícia Ferreira Monte, diretora de Primeiro Atendimento da DPE/PI, destaca o caso, e reitera sobre a importância da Defensoria Pública como ferramenta que busca assegurar o direito de milhares de pessoas no Brasil que encontram na Defensoria o único acesso à Justiça de forma gratuita e com qualidade. 

“A Defensoria Pública com frequência realiza vários reconhecimentos espontâneos de paternidade. Mas me chamou muita atenção esse caso, de um do reconhecimento onde seis tias paternas vieram reconhecer um rapaz já de 42 anos. Segundo elas, ele teve convivência com elas, inclusive morou na casa de uma das tias, onde também tinha convivência com o pai, mas por desconhecimento, nunca souberam como proceder para fazer o reconhecimento formal. Foi um dos casos emblemáticos que mostra o quanto a nossa população vulnerável ainda precisa de educação em direitos para ter acesso aos mesmos”, disse.

Reconhecimento de Paternidade:

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, realiza de forma recorrente, o reconhecimento de paternidade, seja de forma espontânea, ou através de judicialização. Para ter acesso ao serviço, o assistido deve procurar o Primeiro Atendimento da DPE/PI, através do seguinte número de telefone, pelo WhatsApp: (86) 99426-1053.

Os casos de judicialização só são necessários quando o pai não quer registrar o filho espontaneamente, sendo necessário o ajuizamento da chamada Ação de Investigação de Paternidade, que busca comprovar a paternidade e determinar a inclusão do nome do pai no registro de nascimento do filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES