Homem que humilhou entregador pode ter que pagar multa de R$ 28 mil

Caso ganhou repercussão no Brasil após vídeo do ato racista viralizar.

VÍDEO | rEPRODUÇÃO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um processo administrativo foi aberto pela Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo para apurar o caso de discriminação racial contra um motoboy da cidade de Valinhos. O caso ganhou repercussão nacional após o vídeo mostrar o morador de um condomínio de casas humilhando o entregador. O processo pode condenar o agressor a uma multa de R$ 28 mil. As informações são do G1. 

Sobre a investigação criminal, uma vez que o motoboy decidiu representar por injúria racial contra Prado, a Polícia Civil informou que aguarda os laudos de sanidade mental do agressor para concluir o inquérito e encaminhar à Justiça.

Na delegacia, o pai do agressor apresentou um atestado médico de tratamento. O homem disse que "Mateus recebeu educação para tratar com respeito o próximo, independente de classe social, credo ou raça. Valores que lhe foram furtados pela esquizofrenia". A nota da família ainda pede desculpas ao motoboy e todos os trabalhadores que se sentiram atingidos com o episódio.

Caso ganhou repercussão nacional (Reprodução)

De acordo com o Titular da pasta, Paulo Dimas Mascaretti, a sanção administrativa em casos de discriminação é possível por conta de uma legislação estadual. "Nós consideramos que esse tipo de discriminação em razão da cor, da raça, pode representar crime e também infração administrativa. Isso por conta de uma lei estadual, que temos desde 2010, que permite esse tipo de punição. Esse processo administrativo é instaurado e tem o seu desfecho independentemente de uma eventual sanção criminal que ocorra no âmbito judiciário", afirma. 

Com a abertura do processo, Mateus Almeida Prado terá um prazo para apresentar sua defesa e só após a comissão irá decidir se houve a infração e qual sanção será aplicada. 

Entenda o caso

Um vídeo mostra o momento em que o homem ofende o motoboy Matheus Pires Barbosa e diz que ele tem "inveja disso aqui", apontando para a própria pele. O caso ocorreu em 31 de julho e as imagens viralizaram no dia 7 de agosto.

Durante a discussão, o rapaz ainda ofendeu o entregador, o chamando de "semianalfabeto"; repete que ele tem inveja da vida que as pessoas que moram no condomínio dele têm; e diz que o profissional não tem onde morar nem "nunca vai ter" nada do que ele estava mencionando. O vídeo foi gravado por um vizinho.

LEIA MAIS:  Homem que humilhou entregador já quebrou carro de vizinha após briga

"Eu falei pra ele que ele não podia fazer mais isso porque ninguém gostava desse tipo de atitude. O que ele faz é pra se mostrar superior as pessoas. Teve um momento que ele cuspiu em mim, jogou a nota no chão e disse que eu era lixo. Na frente da polícia, ele continuou com as agressões, me chamou de favelado", contou Matheus Pires Barbosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES