Homem que passou HIV de propósito à esposa é condenado pela Justiça

A decisão dos desembargadores foi unânime

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios confirmou, em segunda instância, a condenação de um homem que transmitiu o vírus HIV propositalmente para a esposa. A decisão dos desembargadores foi unânime. O acusado foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto.

Segundo o processo, a mulher foi casada com o condenado por um 1 ano e 10 meses, entre setembro de 2009 e julho de 2011. Em março de 2010, a vítima teria recebido uma mensagem da ex-esposa do marido, informando que ele era portador do vírus HIV. Ele, no entanto negou que estava infectado.

Em julho do mesmo ano, ao arrumar o guarda-roupas do casal, a mulher encontrou uma caixa de remédio para o tratamento de infecção pelo vírus HIV. Mais uma vez, o marido negou ser soropositivo, afirmando que o remédio teria sido prescrito a ele por engano, por conta de um “erro de diagnóstico”. Desta vez, a mulher insistiu e, no mês seguinte, os dois foram juntos fazer o teste de HIV, quando foi constatado que ambos estavam contaminados.

Na primeira versão apresentada na delegacia, o acusado confessou que já sabia que era portador do vírus HIV desde 2004 e que o transmitiu, propositalmente à vítima, jamais tendo comentado com ela seu estado de saúde. Disse também que fazia questão de manter relações sexuais sem o uso de preservativos, e que tinha plena ciência de que o vírus do qual é portador era letal e que poderia levar sua companheira à morte.

O homem disse ainda que agiu dessa forma porque jamais queria se separar da vítima e, caso um dia ela descobrisse ter contraído o vírus, provavelmente não se separaria dele também. Em juízo, porém, negou os fatos.

O réu recorreu da sentença, pedindo a desclassificação do crime para o previsto no artigo nº 131 do Código Penal (perigo de contágio de moléstia grave). Contudo, os desembargadores mantiveram a decisão de primeira instância na íntegra, esclarecendo que a AIDS, além de se tratar de doença grave, é incurável e demanda atenção do portador por toda a vida. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES