Homem se emociona no primeiro Dia dos Pais com a filha adotiva

“Ser pai não é uma ciência, é uma arte", disse, emocionado.

O Dia dos Pais é comemorado neste domingo (13) como a realização de um sonho para o servidor público Victor Sarmento, 39. Ele e a esposa Thaisa Sampaio, 38, iniciaram um processo de adoção e há dois meses viram a família crescer com a chegada da pequena Kety, de 7 anos.

“Ser pai não é uma ciência, é uma arte. Não tem fórmula. Estou passando por novas experiências, novas emoções. Foi paixão à primeira vista", diz o pai de 'primeira viagem'.

Victor Sarmento ao lado da filha (Crédito: Arquivo Pessoal/G1)
Victor Sarmento ao lado da filha (Crédito: Arquivo Pessoal/G1)

Ele conta que ele e sua esposa – casados há oito anos – se inscreveram no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) há um ano e oito meses. Desde então, estavam na espera de uma criança.

“Colocamos no cadastro a faixa etária para até oito anos de idade, e não fizemos exigência em relação ao sexo da criança", explica.

No mês de junho deste ano, o casal recebeu uma ligação do Juizado da Infância e da Juventude, informando que uma garotinha estava disponível para adoção. Eles ainda não sabiam, mas estavam prestes a conhecer a filha.

“Fomos no abrigo onde a Kety estava, e lá fomos acompanhados por psicólogos. Passamos duas semanas nesse processo. Ela tem uma personalidade forte, onde chega se comunica bem e encanta o ambiente”, relata o servidor público.

Após o processo, Sarmento diz que os psicólogos sentiram que havia uma ligação entre o casal e a Kety. “Quando foi confirmado que havia essa ligação, ficamos com ela e pedimos a guarda provisória”.

Ele conta que diretamente foi Kety que os escolheu como pais. “Ela tem sete anos, não fomos só nós que a escolhemos. Ela já tem entendimento do mundo e do que acontece ao redor dela. Então, em parte foi ela que deu o aval”.

Agora, com a guarda provisória, o casal está na fase de espera por um período de seis meses a um ano para conseguir a guarda definitiva.


Fonte: Com informações do G1
logomarca do portal meionorte..com