Homem tem coração do lado direito do peito em MG

Homem tem coração do lado direito do peito em MG

Homem tem coração do lado direito do peito em MG | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Qual hist?ria um homem que possui todos os ?rg?os internos do corpo invertidos, inclusive o cora??o, que ? do lado direito do peito, pode contar? "A sua pr?pria", responde Vicente de Paula J?nior, 33 anos, que tem uma anomalia rar?ssima chamada de situs-inversus-totalis.

? Veja mais fotos

No corpo do estudante tudo funciona do lado contr?rio. O cora??o bate do lado direito, o f?gado funciona do lado esquerdo, o ba?o e o est?mago, ao contr?rio do normal em toda pessoa, est?o no lado direito do corpo: "? como se eu tivesse um espelho interno que invertesse todos os meus org?os", brinca.

O cardiologista Marcus Bol?var acompanha Vicente. O especialista diz que essa ? uma anomalia de causas gen?ticas e que acomete uma a cada 10 mil pessoas. Bol?var explica que ? mais comum a exist?ncia de um ou dois ?rg?os invertidos, mas esses casos costumam ser mais perigosos para a sa?de do paciente.

"Quando apenas o cora??o est? invertido pode ser mais prejudicial, porque todas as conex?es a esse ?rg?o ser?o dificultadas. No caso do Vicente, como todos est?o invertidos, tudo funciona normalmente, como se fossem adaptados."

Por?m, Vicente tamb?m sofre da S?ndrome de Kartagener, outro tipo de anomalia identificada apenas nas pessoas que possuem o situs-inversus-totalis. Assim, o caso dele se torna mais raro ainda, porque s? acontece na propor??o de 1 para 25 mil casos.

A s?ndrome causa uma defici?ncia nas c?lulas que possuem c?lios. Por isso as pessoas apresentam muitas doen?as respirat?rias e pulmonares, como sinusites e bronquites. Essas doen?as est?o relacionadas ? falta da limpeza que os c?lios deveriam realizar nas vias a?reas.

O Kartagener tamb?m ? respons?vel pela imobilidade dos espermatoz?ides, o que torna os homens que t?m a doen?a est?reis. Mas o m?dico enfatiza: "Isso n?o significa que ele tenha alguma disfun??o sexual, apenas n?o pode se reproduzir. Vicente leva uma vida muito saud?vel e com qualidade, " afirma.

Vicente gosta de relatar a outras pessoas que tem "as instala?es trocadas", como dizem alguns amigos. Na rua as pessoas se assustam e n?o acreditam quando diz que tem o cora??o batendo direito: "? imposs?vel, como pode?" se admira a advogada Luciana Galdino, que s? se convence quando coloca a m?o no peito de Vicente e sente o cora??o dele pulsar: "Parece mentira, mas ? verdade mesmo. Meu Deus, que coisa impressionante", diz.

Livro

Todas as hist?rias da vida de Vicente de Paula J?nior ele reuniu em livro com o t?tulo: Meu Cora??o Bate do Lado Direto. Lan?ado em julho de 2007 com 500 c?pias, o livro j? est? na segunda edi??o.

No livro ele relata como foi descobrindo a anomalia. Primeiro, a m?e se assustou quando o m?dico revelou que o filho, de apenas tr?s meses, tinha o cora??o do lado direito do corpo. Aos sete anos, durante uns exames para o tratamento de hepatite, descobriram que o f?gado e o ba?o tamb?m estavam invertidos. Somente aos dezoito anos a anomalia foi constatada totalmente.

Meu Cora??o Bate do Lado Direto tamb?m conta a hist?ria da ?nica viagem que Vicente fez ao exterior. Em 2003 ele foi para os EUA, convidado pela Universidade da Carolina do Norte, para colaborar em pesquisas sobre o assunto.

Foram realizados exames, entrevistas e coleta de DNA. "As pesquisas querem estudar justamente o sistema de defesa nasal e bronquial que ? deficiente nas pessoas que tem o situs-inversus para buscar um melhor tratamento ou at? mesmo a cura", comenta Vicente.

A possibilidade de viajar para o exterior marcou a vida do estudante, embora ele tenha passado apenas dois dias fora do Pa?s. "Fiquei encantado porque fui muito bem recebido no hotel, no hospital e na universidade e porque vi muita coisa bonita l? fora que n?o teria oportunidade se n?o fosse por isso."

O sonho de Vicente ? se tornar m?dico. Por isso deixou a profiss?o de motorista para se dedicar exclusivamente aos estudos. Ele est? conclu?do o ensino m?dio em um col?gio supletivo para prestar o vestibular no final do a



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES