Hospitais de Manaus voltam a montar tendas para triagem de pacientes

Tendas já tinham sido usadas na capital durante o pico da pandemia em abril e maio.

Tenda no hospital 28 de agosto — Foto: Eliana Nascimento/G1 | Foto: Eliana Nascimento/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por causa do grande aumento de casos de Covid-19 em Manaus, dois hospitais montaram tendas externas para triagem de pacientes. O objetivo das estruturas montadas nos prontos-socorros 28 de Agosto e Platão Araújo é melhorar o fluxo e agilizar o atendimento nos casos de urgência.

Essas tendas já tinham sido usadas em unidades de saúde da capital amazonense no pico da pandemia, em abril e maio. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que na ocasião a estratégia foi bem-sucedida e voltou a instalar a estrutura para futuras necessidades.

Tenda montada no hospital 28 de Agosto — Foto: Eliana Nascimento/G1 

O atendimento da população nesses locais será feito por uma equipe multiprofissional, com assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros.

Por ser uma estrutura aberta, segundo a Secretaria, as tendas garantem mais segurança durante a triagem.

Aumento de casos

O número de pessoas vítimas da Covid-19 não para de crescer no estado. Nesta segunda-feira (28), o Amazonas registrou mais de 196 mil casos da doença e mais de 5 mil mortes.

Segundo a Prefeitura de Manaus, a média de enterros aumentou de setembro para cá, com a flexibilização das medidas de isolamento: de 30 pulou para cerca de 45 sepultamentos diários.

Mesmo com o aumento das vítimas, o governo do estado publicou um decreto que autoriza a reabertura do comércio não essencial. A decisão foi tomada depois de uma onda de protestos contra o fechamento de lojas durante o fim de semana.

Tenda no hospital 28 de agosto — Foto: Eliana Nascimento/G1

Segundo o governo, dos 11 hospitais particulares da capital, sete estão com 100% dos leitos de UTI ocupados. Já os hospitais públicos estão com mais de 90% de taxa de ocupação de leitos.

No domingo (27), houve o registro de 95 novas hospitalizações em um único dia no estado. Em Manaus foram 88. Esse é o maior número de internações em um único dia desde o dia 15 de maio, quando foram registradas 82 hospitalizações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES