Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Hospitais municipais fazem diagnóstico de hanseníase no sábado, 26 de janeiro

A doença passa de uma pessoa infectada, que não esteja em tratamento, para outra.

Hospitais municipais fazem diagnóstico de hanseníase no sábado, 26 de janeiro
Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. | Reprodução
Compartilhe

A hanseníase é uma doença que tem cura, mas é contagiosa e necessita de atenção. Em Teresina a Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou 425 casos da doença somente em 2012. A hanseníase era conhecida antigamente como lepra e é causada por um micróbio, o bacilo de Hansen, em homenagem ao seu descobridor.

A doença passa de uma pessoa infectada, que não esteja em tratamento, para outra. O diagnóstico precoce é essencial para o êxito no tratamento. E é visando isso que a FMS vai realizar ações para esclarecer a população sobre o assunto.

A principal ação que a FMS irá promover para abordar o tema hanseníase acontecerá próximo sábado, 26. O Dia de Busca da Mancha Suspeita será realizado, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase. O evento acontecerá em seis Unidades de Saúde: duas da região Sul, duas das regiões Leste/Sudeste e duas da Norte.

A abertura do evento acontecera às 8h no Centro de Saúde da Vila Irmã Dulce. Oportunidade em que o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, vai falar da importância do tratamento da hanseníase. Após a fala do presidente haverá palestra com alunos da Universidade Federal do Piauí, abordando o assunto.

?A pessoa que tem uma mancha branca ou vermelha, com dormência no local, poderá fazer um teste rápido e verificar se tem hanseníase?, explica Francisco Formiga, da coordenação de hanseníase da FMS. Um médico dermatologista e um enfermeiro estarão de plantão, das 8h às 18h, fazendo atendimento da população para detecção da doença.

A população da zona Norte que deseja fazer o teste para detecção da hanseníase pode procurar o Hospital do Matadouro ou o Hospital da Santa Maria da Codipi durante todo o dia 26. Na zona Leste as pessoas podem se deslocar até o Pronto Socorro do Dirceu II ou até a Unidade de Saúde Félix Francisco. Já na zona Sul, basta irem aos Centros de Saúde Vila Irmã Dulce ou do Saci.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar