Hospital Areolino de Abreu realiza oficina de humanização

A criação dos grupos de trabalho já está sendo feita nos cinco hospitais de referência do Estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Humaniza??o na medicina ? uma atitude essencial onde h? respeito, confian?a, fraternidade, uni?o de ambas as partes. Dentro dessa tem?tica foi aberta nesta segunda-feira, 24, ?s 8 horas, a I Oficina de Sensibiliza??o do Grupo de Trabalho de Humaniza??o do Hospital Areolino de Abreu.

Com a participa??o da consultora do Minist?rio da Sa?de, Annat?lia Gomes, o hospital vai promover tr?s dias de oficina para os servidores no intuito de melhorar a rela??o com os pacientes.

A cria??o dos grupos de trabalho j? est? sendo feita nos cinco hospitais de refer?ncia do Estado (Hospital Get?lio Vargas - HGV), Maternidade Dona Evangelina Rosa, Areolino de Abreu, Hospital de Doen?as Tropicais Natan Portella, Hospital Infantil), al?m do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piau? (Hemopi). Essa ? apenas uma das a?es propostas no Plano Estadual de Humaniza??o.

Tamb?m ser? reproduzida e distribu?da em toda a rede a cartilha Direitos dos Pacientes do SUS, realizado o II Semin?rio Estadual de Humaniza??o, bem como as oficinas de acolhimento e sensibiliza??o em todas as unidades de sa?de do Estado. Em parceria com a Funda??o Nacional de Sa?de (Funasa) e a Casa de Sa?de Ind?gena, a Secretaria Estadual da Sa?de (Sesapi) vai trabalhar o componente da sa?de ind?gena.

Entre os principais objetivos da pol?tica est? a qualifica??o n?o s? da presta??o de servi?os de sa?de em todos os n?veis, como tamb?m da gest?o do sistema. As a?es n?o ficar?o restritas ? cordialidade de tratamento com o usu?rio; envolve uma s?rie de outros aspectos, como o cuidado com o cuidador, que s?o os colaboradores da sa?de, at? um maior investimento nas condi?es de trabalho.

No Hospital Areolino de Abreu, onde os pacientes se encontram ainda mais fragilizados, as terapias ocupacionais s?o importantes instrumentos de humaniza??o do atendimento. Em todo o Pa?s, o projeto das resid?ncias terap?uticas tem como objetivo quebrar paradigmas. Um deles ? levar o tratamento para fora do hospital, adequando-o ? vida cotidiana e preparando o paciente para viver em sociedade. Outro, e talvez o mais importante, ? a luta contra o preconceito, que afasta os pacientes do conv?vio familiar e social, uma vez que muitos deles, recebendo o tratamento adequado, poderiam retornar ?s suas casas e levar uma vida relativamente normal.

Para o secret?rio da Sa?de do Estado, Assis Carvalho, a fam?lia ? um ponto importante, principalmente quando se trata do atendimento aos pacientes do Hospital Areolino de Abreu. ?? fundamental a participa??o da fam?lia no tratamento desse paciente, para que ele volte a ter qualidade de vida?, afirma. Sobre as Resid?ncias Terap?uticas e o programa De volta para casa, ele revela que "esses dois programas permitem a ressocializa??o e d?o uma nova dimens?o ao paciente com dist?rbios mentais que t?m condi?es de voltar a ter uma vida digna?, disse.

A diretora do Areolino de Abreu, M?rcia Astr?s, explica que v?rias a?es j? foram implementadas no cotidiano no intuito de acolher melhor o familiar, ajudando-o a aceitar melhor essa quest?o e orientando-o como tratar e abordar o paciente. ?Essa ? uma Iniciativa valiosa da secretaria, de incentivar que todas as unidades melhorem esse acolhimento ao paciente e, no nosso caso tamb?m, aos familiares. Temos procurado fazer com que os servidores tamb?m incorporem essa atitude de olhar diferente essas pessoas que ao longo dos anos foram vistas ? margem da sociedade?, encerra a diretora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES