Hospital da PM começa a atuar no atendimento de pacientes com Covid-19

A unidade começará atuando como sentinela, contando com 40 leitos clínicos e 3 leitos de estabilização.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital da Polícia Militar (HPM) iniciou o funcionamento como hospital sentinela da rede estadual de saúde para o enfrentamento à Covid-19 no Piauí. A unidade chegará a contar com 150 leitos para ajudar no atendimento dos casos da endemia causada pelo novo coronavírus. No início do seu funcionamento, a unidade contará com 40 leitos clínicos e 3 leitos de estabilização.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressalta que, graças ao esforço conjunto do Governo do Estado, Sesapi e comando da Polícia Militar, foi possível realizar um trabalho de adaptação da unidade em apenas 15 dias. “Hoje nós viemos ao HPM para verificar a estrutura da unidade que agora passa a funcionar como hospital sentinela da rede para o atendimento da população com o novo coronavírus”, destacou o gestor.

Ascom

“Aqui temos leitos clínicos e de estabilização e ao longo desse processo a unidade também receberá leitos de UTIs. Com o funcionamento do hospital na nossa rede teremos um grande reforço no enfrentamento à Covid-19 no Piauí”, concluiu o secretário.

A unidade passou por reformas estruturais e adaptação de fluxo de pacientes e funcionários para adequar todo o fluxo e poder atender com qualidade a população. Alderico Tavares, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, destaca que todo o fluxo já foi divulgado para as secretarias e aos órgãos de controle e que a rede está se preparando cada vez mais para receber casos de Covid-19.

“Todos os pré-requisitos normativos da vigilância sanitária, bem como o fluxo de pacientes são obedecidos na unidade. Nesta semana, o hospital começa a funcionar com 40 leitos clínicos e 3 leitos de estabilização e até o fim da outra semana queremos estar com 100 leitos clínicos prontos na unidade. Posteriormente serão instalados os 10 leitos de UTI e também serão aumentados até a capacidade máxima da unidade a quantidade de leitos clínicos, chegando aos 150 leitos”, apontou o superintendente.

Ascom

O diretor técnico da unidade, Leandro Ponce Leal, apontou que o grande esforço da equipe permitiu a conclusão das preparações da unidade em 15 dias e que ela está pronta para a demanda que for regulada para a unidade. “Aqui tem uma estrutura ampla, onde organizamos um fluxo para funcionários e pacientes, permitindo, assim, um atendimento de qualidade para todos. Estamos preparados para prestar um serviço de qualidade que corresponda aos anseios da população”, apontou o diretor.

“O HPM está configurado para o recebimento de pacientes oriundos das unidades básicas de saúde, UPAs e hospitais do interior do estado. Dessa forma, receberá apenas pacientes regulados dessas unidades de saúde, não sendo um hospital de porta aberta para o pronto atendimento para os pacientes”, explicou Samuel Freitas, gerente assistencial do Hospital da PM.

Ascom

Com informações do Portal do Governo do Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES