Hospital de Campanha do Verdão oferecerá visitas virtuais

A medida visa oferecer segurança a todos, tanto aos familiares como aos pacientes e profissionais do hospital.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um hospital do Governo do Estado recebeu equipamentos disponibilizados pela Piauí Conectado. Desta vez, o Hospital de Campanha do Ginásio Verdão foi contemplado com quatro tablets e quatro notebooks para possibilitar as visitas virtuais aos pacientes hospitalizados. O local já conta com estrutura tecnológica implantada pelo projeto, que será utilizada nas salas de videoconferências.

Por conta do alto risco de contágio da Covid-19, os pacientes com a doença não podem receber visitas presenciais. No entanto, a tecnologia viabiliza que a distância seja encurtada, proporcionando o contato por meio de videochamadas realizadas nas salas de visitas virtuais.

LEIA MAIS: Hospital de Campanha do Verdão comemora alta de dois pacientes 

O sistema de visitas virtuais vai funcionar da seguinte forma: os familiares irão até o Hospital de Campanha e entrarão por um portão exclusivo para eles. Após contato com a equipe de psicologia e assistência social, se deslocarão a uma das cabines do ginásio, onde vai funcionar a sala de apoio à família, e de lá farão a videochamada por meio da plataforma Cisco Webex. Após o uso, cada equipamento será higienizado para que outra família possa utilizá-lo de forma segura.

Segundo Joel Rodrigues, coordenador do projeto de PDI da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o hospital de campanha estadual, a medida visa oferecer segurança a todos, tanto aos familiares como aos pacientes e profissionais do hospital.

“É uma ferramenta de comunicação entre o paciente e os familiares, que não podem realizar visita por razões de segurança de todos. Eles vão ficar à distância e serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar de psicólogos e assistentes sociais do hospital. E o paciente estará no seu leito com o tablet”, explica Rodrigues.

O Hospital de Campanha do Verdão dispõe de estrutura de Wi-Fi livre fornecida pela Piauí Conectado, a rede Piauí Conect.

LEIA MAIS: Hospital de Campanha do Verdão recebe primeiro paciente

De acordo com Leonardo Chagas, diretor de operações da Piauí Conectado, a ação configura-se como mais uma iniciativa de combate à disseminação do novo coronavírus.

“O hospital de campanha já conta com a rede Wi-Fi Piauí Conect e agora estamos disponibilizando mais mecanismos para proporcionar certo conforto aos pacientes e também aos familiares que, mesmo distantes, terão contato com seus entes nesse momento delicado”, afirma Chagas.

Outros hospitais

Por meio de soluções tecnológicas, o projeto Piauí Conectado vem contribuindo com ações de enfrentamento à Covid-19. A empresa disponibilizou 77 equipamentos, entre notebooks e tablets, ao Governo do Piauí para que médicos acompanhem pacientes por meio da telemedicina, para que pacientes comuniquem-se com seus familiares e para que gestores realizem videoconferências.

Além do Hospital de Campanha do Estado, outros órgãos também receberam equipamentos para auxiliar na continuação dos serviços, entre eles o Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Hospital da Polícia Militar (HPM), o Hospital Universitário (HU), o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Piauí Conectado

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de parceria público-privada (PPP) com o Estado do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), com o projeto Piauí Conectado.

O objetivo do projeto é modernizar os serviços públicos e a comunicação do Estado, com intuito de elevar o nível de desenvolvimento tecnológico do Piauí com a oferta de soluções tecnológicas nas áreas prioritárias do governo: educação, segurança e saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES