Hospital de Campanha Estadual realiza primeira visita virtual

A unidade dispõe de quatro cabines de transmissão remota preparadas pela Piauí Conectado para receber as famílias.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro contato entre família e paciente internado no Hospital de Campanha Estadual (HCE) foi nessa quinta-feira (4). Com a estrutura de tablets e Wi-Fi disponibilizada pela Piauí Conectado, os familiares puderam conversar por meio de videochamada e minimizar o sofrimento da separação por conta do isolamento.

Foi um momento muito especial e de emoção para José Fernandes, pai de uma das pacientes internadas no HCE. Ele estava sem notícias da filha desde que ela deu entrada no hospital, no dia 2 de junho. Acompanhado da esposa, ambos não seguraram as lágrimas ao ver a filha pela primeira vez após dias.

“Quando ela veio para cá, não aguentava nem falar, estava com dificuldade por causa da respiração. Então agora ela já conversa com a gente. Nós achamos que ela estaria muito triste, mas ela está bem. Minha esposa não dormia de preocupação e após a visita ficamos mais tranquilos. Minha filha está se sentindo mais segura”, afirma José Fernandes.

A expectativa dele é que o filho da paciente realize a visita em breve. O pai conta que a família é muito unida e isso foi uma forma de tranquilizar todos que estavam ansiosos por notícias da paciente. “Ela disse que está bem e nós também estamos”, comenta José.

A iniciativa tem objetivo de estreitar os laços entre família e paciente, além de ser uma forma de tranquilizar os familiares neste momento delicado. Além disso, é um trabalho preventivo para evitar o desenvolvimento de algum transtorno psíquico nesse paciente isolado.

Segundo Juliana Mororó, psicóloga do hospital de campanha, as visitas virtuais podem ser um fator para proporcionar uma melhora do paciente. A mente afeta o corpo e isso pode resultar em doenças psicossomáticas e a saúde mental contribui no processo de recuperação do corpo.

“Esse isolamento pode contribuir para o desenvolvimento de transtorno psíquico, ansiedade ou depressão. O paciente já está passando pelo processo do adoecimento, então a gente minimiza esse sofrimento psíquico que o processo de internação faz. Sair da rotina, ficar isolado, ficar longe da família, por isso a importância desse elo, para deixar tanto o paciente como o familiar tranquilo”, ressalta a profissional.

Ao chegar ao hospital, o paciente passa por uma triagem e logo é identificado o contato da família para realização da visita. A equipe de psicologia e assistência social do HCE agenda com familiares, que se deslocam ao hospital e realizam a visita virtual em uma das cabines destinadas exclusivamente para isso.

Tecnologia

Para Leonardo Chagas, diretor de Operações da Piauí Conectado, o objetivo é oferecer segurança a todos, tanto aos familiares como aos pacientes e também aos profissionais do hospital. “A tecnologia vem se mostrando essencial durante esse período da pandemia e a Piauí Conectado está oferecendo todo aparato tecnológico para contribuir com o enfrentamento da Covid-19 e para oferecer conforto aos pacientes e famílias”, afirma o gestor.

Ao todo, são quatro cabines de transmissão remota preparadas com estrutura da rede Wi-Fi Piauí Conect, tablets e notebooks com a plataforma Cisco Webex para receber as famílias durante as visitas virtuais.

A iniciativa faz parte do Projeto Piauí Conectado, que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado para modernizar a comunicação do Piauí e levar soluções por meio da tecnologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES