Hospital de Picos passa a realizar cirurgias por vídeo

O primeiro procedimento será uma colecistectomia (retirada da vesícula)

Hospital Justino Luz, em Picos, passa a fazer cirurgias por vídeo | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Justino Luz, administrado pela Fepiserh, em Picos, vai realizar na sexta-feira (02) a sua primeira cirurgia por videolaparoscopia. Com o novo aparelho, um dos mais modernos do mercado, é possível realizar pequenos cortes com o auxílio de uma câmera de vídeo. O projeto foi iniciado na gestão do ex-presidente da Fepiserh, o deputado Pablo Santos. 

O primeiro procedimento será uma colecistectomia (retirada da vesícula). Menos invasiva, a cirurgia contribui para uma recuperação mais rápida dos pacientes. 

Hospital Justino Luz passa a fazer cirurgias por vídeo 

As principais vantagens da videolaparoscopia são a diminuição do sangramento e das dores no pós-operatório e menor tempo de internação, permitindo uma maior rotatividade nos leitos.

O equipamento adquirido pela Fepiserh é o único da região em hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a diretora técnica da Fepiserh, Nara Nunes, foram adquiridas câmeras, pinças e todo o material necessário para as cirurgias.

 “ Foi um projeto planejado pelo ex - presidente da FEPISERH, deputado Pablo Santos. Com esse apoio estamos conseguindo dar início a um marco histórico no Hospital Justino Luz. Dessa forma, a Fepiserh segue trabalhando para melhorar o atendimento e prestar bons serviços a toda a macrorregião de Picos”, destaca a diretora.

MAIOR ROTATIVIDADE DOS LEITOS 

A diretora do Hospital Justino Luz, Samara Sá, destaca que a demanda por cirurgias é crescente e a videolaparoscopia vai gerar uma maior rotatividade nos leitos hospitalares. “ São muitos fatores positivos: a recuperação mais rápida, menor trauma na parede abdominal, menor risco de infecção, menor custos de medicação. Isso dos deixai muito feliz”, afirma Samara. 

PROCEDIMENTO MENOS DOLOROSO 

O Presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues ressalta os benefícios para o paciente com os novos equipamentos. “Além do pós-operatório ser mais rápido e menos doloroso, a parte estética também é outro fator importante, pois são realizadas apenas pequenas incisões”, destaca o presidente.

Presidente da Fepiserh, Italo Rodrigues, anuncia cirurgias por vídeo no Hospital Justino Luz, em Picos 

APOIO DE PABLO SANTOS

“Agora, toda a população de Picos e do entorno passarão a ter acesso a esse procedimento que, antes, só era possível ser feito em Teresina, no HGV. Não tenho dúvidas que a videolaporoscopia representa um grande avanço na medicina regional e também uma grande conquista para a população, especialmente a mais carente, que não precisará se deslocar para Teresina para a realização do procedimento”, diz Pablo Santos. 

Ex-presidente da Fepiserh, o deputado Pablo Santos, iniciou o projeto de cirurgias por vídeo no Hospital Justino Luz, em Picos 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES