Hospital de Urgência de Teresina não têm vagas e espera pode durar até 6 horas.

Normalmente são atendidos cerca de 250 pacientes por dia no HUT

HUT lotado | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a inauguração do Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha (HUT) em maio deste ano, todo o atendimento médico de urgência e emergência de Teresina foi transferido do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para o novo hospital. Apesar de ter uma estrutura muito maior que a do HGV, cerca de 1.350 funcionários, sendo 344 médicos e 141 enfermeiros, e capacidade de 289 leitos e 26 UTIs, a equipe do HUT tem tido dificuldades para atender a toda a demanda que chega ao hospital.

Segundo Gilberto Albuquerque, diretor técnico do HUT, normalmente são atendidos cerca de 250 pacientes por dia. ?Desde que o hospital foi inaugurado estamos atendendo em capacidade máxima e ainda assim, fazendo o possível para conseguir atender a todos que chegam até aqui precisando de cuidados médicos?, afirma.

Ele explica que o excesso de demanda enfrentado pelo HUT desde sua inauguração é conseqüência da falta do atendimento primário nos municípios do interior e nos bairros. ?Deveríamos estar trabalhando de forma integrada com os hospitais do interior e dos bairros de Teresina, mas isso não aconte-

ce. Estamos recebendo muitos casos simples, principalmente do interior, ainda mais agora depois das eleições. Isso comprova que nestes locais não está sendo realizado o atendimento primário?, explica.

Na sala de triagem, onde os pacientes recebem o primeiro atendimento, as ma-

cas se acumulam. São em média 20 a 30 macas entrando e saindo do setor a cada hora. Segundo Gilberto

Albuquerque, a espera neste setor do hospital pode chegar até a seis horas. ?Aqui é onde os pacientes recebem o primeiro atendimento. A partir daí é verificado se eles esperam para atendimento no próprio hospital, se são remanejados para outra unidade de atendimento, ou se serão liberados. O atendimento é feito de acordo com a gravidade do caso, pois a situações mais graves recebem prioridade?, diz.

Apesar de ser o primeiro ano em que o hospital estará funcionando no período natalino, a direção do hos

pital já espera um incremento na demanda devida às festas de final de ano.

?Este período é marcado por um aumento no número de acidentes, por isso já esperamos um incremento na demanda. Por isso, reforçamos, mais uma vez, para população a necessidadde buscar primeiro o atendimento nos hospitais debairro?, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES