Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Hospital de Uruçuí vai oferecer cirurgias eletivas

Vários tipos de cirurgias serão realizadas no centro cirúrgico inaugurado em fevereiro. Cirurgias obstétricas de urgência já são realizadas

Compartilhe

Uma realidade vem melhorando a vida de pacientes no interior do Piauí.  O Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde em Uruçuí, passará a oferecer cirurgias eletivas a partir da segunda quinzena de março. A unidade investiu recursos estaduais na reforma dos postos de enfermagem, das enfermarias e na inauguração do novo centro cirúrgico.

Inaugurado no dia 20 de fevereiro, o novo centro cirúrgico já passa a oferecer, além de cirurgias de emergência obstétrica, cirurgias eletivas na próxima semana. "Nessa primeira já temos agendado para os dias 30 e 31 de março cirurgias eletivas nos plantões nas áreas de obstetrícia, colecistectomia (vesícula), herniotomia, apendicectomia, histerectomia total, histerectomia parcial, laqueadura e perineoplastia", afirma o diretor do hospital Patrick Costa.

À frente da gestão há 7 meses, o diretor da pasta explica que o hospital recebeu recursos estaduais que modernizaram o prédio, que está 90% climatizado. "Com os recursos reformamos os postos de enfermagem, as enfermarias pediátrica, obstétrica e adulta, criamos salas de observação, ampliamos os consultórios médicos e as clínicas de imagem para realização de exames. Expandimos também o sistema de tecnologia de informação e implantamos um sistema de gerenciamento de gestão eletrônica com câmeras de vídeos", comenta.

Diretor do Hospital de Uruçuí, Patrick Costa, no programa Banca de Sapateiro, da TV Jornal Meio Norte

Os dados positivos já começaram a aparecer. Um dos indicadores observados pelo diretor  é o percentual de transferência para Floriano e Teresina,  que caiu desde a reforma. "Fizemos um levantamento da estrutura e um dos indicadores que modificamos foi a capacidade tanto de atendimento, no que se refere ao número de leitos que aumentou de 26 para 51, como também a diminuição das transferências em até 70% do Hospital de Uruçuí para outras unidades de referência", afirma.


A adequação, ampliação e melhorias dos serviços de assistência hospitalar na região refletem na resolução de novos procedimentos operatórios. "Com esses serviços e aumento da capacidade de leitos conseguimos realizar, dentro da clínica médica e cirúrgica, alguns procedimentos para que não houvesse necessidade de transferência. Algumas gestantes da região dos Tabuleiros do Alto Parnaíba que envolve 5 municípios da região e outros do Maranhão davam entrada em Uruçuí e iam  realizar o procedimento em Floriano. Agora dentro do hospital temos o novo centro cirúrgico e o centro de atenção ao parto nascimento", afirma Patrick. 


Casos de coronavírus


Entre os avanços do hospital, Patrick Costa mencionou que a rede implantou o plano de contingência estadual solicitado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para contenção de casos do novo coronavírus. "Caso seja dado entrada de algum caso  na unidade hospitalar já dispomos dos materiais necessários para o atendimento, inclusive,  com  sala de isolamento. Reunimos nossa equipe multiprofissional para seguir as recomendações para fazer da melhor forma possível um trabalho de contenção e prevenção em relação a essa situação emergencial", reforçou o gestor.


Em 2020 a unidade já atendeu mais de 25 mil pacientes da região nos serviços da clínica geral, obstetrícia, ortopedia, exames de imagens, exames laboratoriais, atendimentos com psicólogos, fisioterapeutas e nutricionista. Serviços de adequação e melhoria da agência transfusional contendo serviços oferecidos pelo Hemopi; melhoria da estrutura do Centro Integrado de Reabilitação- CEIR e  implantação do espaço Samvis para habilitação dos serviços, também estão presentes no local.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar