Hospital do Dirceu pode ser fechado para reforma

A obra deve durar seis meses e atingir cerca de 6 mil pessoas por mês

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por João Marcelo Ferry

Com a possibilidade do fechamento do Hospital do Dirceu II, para a realização de obras de reforma, um total mensal de 6.000 pessoas podem ter tratamentos afetados com a paralisação das atividades da unidade de saúde. Nesta sexta-feira (11), pela manhã, será realizada uma audiência pública para discutir junto à comunidade do bairro sobre o fechamento do Hospital. A audiência está marcada para as 9 h e será realizada na AMI (Associação de Moradores do Bairro Itararé), localizada na rua 45, número 4150 – Praça dos Correios, Dirceu II.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivan Cabral, informou que na manhã desta quinta-feira (10), foi realizada uma reunião ordinária sobre o plano para a reforma do hospital. “Ainda não apresentaram uma data para o fechamento do hospital, ela deve ser definida até o final do mês, caso a reforma seja aceita. A reinauguração seria em seis meses, após o início da reforma”, fala Ivan Cabral.

A comunidade, que hoje é atendida pelo hospital, seria encaminhada para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Renascença e do Satélite, para evitar que fiquem sem atendimento médico quando necessário. Além disso, os funcionários do hospital serão realocados nestas unidades para ajudar com o atendimento da demanda que deve chegar com a redistribuição dos assistidos pelo hospital. Ivan Cabral aponta que esse fato gera uma preocupação.

“Com o fechamento do hospital para as reformas, a UPA do Satélite será aberta para ajudar nos atendimentos, no entanto ela já vai receber um grande fluxo de pacientes, ou seja, ela já irá nascer com o risco de superlotação. Precisamos estudar formas de impedir que isso aconteça para não afetar a qualidade de atendimento para a população”, fala Ivan Cabral.

Ele afirma ainda que é de suma importância que a comunidade participe da audiência marcada para esta sexta-feira, já que tratará de um acontecimento de interesse da comunidade. “É preciso que a população participe e vá dar suas opiniões, eles mais do que ninguém serão afetados pelas obras de reforma. Com o debate poderemos traçar o melhor caminho e fazer as melhores escolhas que façam evoluir o serviço de saúde prestado à população”.

Após a audiência pública, o Conselho Municipal de Saúde realizará a deliberação sobre a reforma no dia 14, definindo assim como a situação irá proceder.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES