Hospital do Monte Castelo e 4 UBS atendem exclusivamente síndrome gripal

No Hospital do Monte Castelo o atendimento é todos os dias 24 horas

hospital | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza atendimento exclusivo para síndromes gripais em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital do bairro Monte Castelo, zona Sul. Esses atendimentos nas UBS são todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 19h. No Hospital do Monte Castelo o atendimento é todos os dias 24 horas.

Na zona Norte, o atendimento é feito na UBS Real Copagre; na zona Leste, as pessoas podem procurar atendimento na UBS Planalto Uruguai; na zona Sudeste o atendimento é feito na UBS Gurupi e na zona Sul o atendimento é na UBS Parque Piauí além do Hospital Monte Castelo que atende urgências e internação.

Hospital do Monte Castelo realiza atendimento todos os dias 24 horas - Foto: Divulgação

A coordenadora de Ações Estratégicas da FMS, Nádia Spindola, explica que o atendimento é realizado conforme protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. “Nessas quatro UBS para atendimento de síndromes gripais, o paciente é colocado em local separado, preferencialmente arejado e feita avaliação do paciente que recebe atendimento médico, faz exames conforme a avaliação do médico”, diz. 

A diretora do Hospital do Monte Castelo, Martina Cavalcante, explica quem deve procurar atendimento quem está com sintomas de síndrome gripal. “Se o paciente apresentar sintomas leves ou graves de síndromes gripais é conduzido para atendimento. Se for outro problema de saúde é orientado para procurar uma UPA ou outro hospital. Quando é feita a ficha do paciente também é feita a classificação de risco e conforme a condição clínica do paciente, e se for grave, vai para atendimento de urgência no setor de estabilização para receber o atendimento com médicos e enfermeiros. Se for quadro leve ou moderado com alguns dos sintomas como coriza, tosse, febre, dor de cabeça, perda de olfato, paladar ou outro sintoma é atendido pelo médico e feita a testagem. Ao sair o resultado o paciente é encaminhado ao consultório médico e o profissional vai dar orientações. Se é positivo para Covid, o médico avalia se é caso de internação ou se o tratamento pode ser feito em casa”, esclarece a diretora. 

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informa que as outras 88 UBS estão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica. “São ofertadas consultas médicas e de enfermagem para atender pessoas com problemas de saúde que não sejam gripais. Os serviços de coleta de exame, retirada de pontos, curativos, trocas de sonda, salas de vacina e entrega de medicamentos permanecem funcionando”, explica.

*4 UBS com atendimento exclusivo para síndrome gripal

Abertas das 7h às 19h

Todos os dias da semana (incluindo final de semana e feriado)

*UBS Real Copagre

Rua 19 de Novembro, 4200. Bairro Real Copagre 

Fone (86) 3215 7738

*UBS Planalto Uruguai

Avenida 1. Conjunto Planalto Uruguai, 6955 – 

Vale Quem Tem.  

Fone (86) 3215 7727

*UBS Parque Piauí

Quadra 26 S/N Parque Piauí

Fone (86) 3215 7703

Hospital do Monte Castelo

R. Antônio Cavour de Miranda, 357 - Monte Castelo

Fone: 3215 9123

Além dessas quatro UBS, Teresina conta com mais 88 UBS que estão atendendo pessoas com outras doenças.

Veja no link UBS com endereço

https://site.fms.pmt.pi.gov.br/ubs



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES