Hospital é condenado após retirar rim saudável de criança de 5 anos no CE

Segundo a mãe da criança, em vez da equipe médica retirar o rim debilitado, retirou o rim direito, que era saudável.

Hospital é condenado após retirar rim saudável de criança de 5 anos no CE | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, no interior do Ceará, foi condenado em 1ª instância pelo Tribunal de Justiça do Ceará por erro médico, após a família da pequena Elise Bezerra denunciar que a criança teve o rim saudável retirado durante uma cirurgia na unidade em 2018. A menina faleceu no dia 18 deste mês, aos 5 anos. 

Em nota, o hospital informou que lamenta o que aconteceu com menina Elise e disse que vai recorrer da decisão judicial, que determinou o pagamento de indenização à família da vítima.

Conforme Daniele Bezerra dos Santos, nos primeiros anos de vida a filha foi diagnosticada com o rim esquerdo atrofiado e precisou passar por uma nefrectomia, para a retirada do órgão. Durante o procedimento, segundo a mãe da criança, em vez da equipe médica retirar o rim debilitado, retirou o rim direito, que era saudável.

Criança de 5 anos morreu no Ceará após remoção de rim saudável em cirurgia — Foto: Arquivo pessoal

Após a retirada do órgão, a menina teve complicações na saúde, precisou passar por um transplante e adquiriu um vírus. Desde então, Elise teve várias internações, fez tratamento, mas não resistiu e morreu no início deste mês.

"Elise adquiriu logo após o transplante, depois de seis meses transplantada, o vírus EBV que acomete pessoas transplantadas. Mesmo com todas as terapias não conseguiram fazer com que ela se curasse. Então ela conviveu o tempo todo com esse vírus, o que trouxe muitas outras consequências. Minha filha veio a óbito justamente por conta das complicações pós transplante", disse Daniele Bezerra.

Ação na Justiça

Ainda em 2018, a família de Elise entrou com um processo para que o hospital e o médico fossem responsabilizados pela retirada do órgão errado, o que prejudicou a saúde da criança. No decorrer da ação, o nome do profissional foi retirado, o que causou a revolta dos familiares da menina.

"Eu quero que o Conselho [de Medicina] veja a gravidade desse erro que ele cometeu e realmente tome as medidas cabíveis. Que faça o que para mim acho que é certo, para que seja tomado de exemplo também para outros profissionais", afirma a mãe de Elise.

O advogado Filipe Santana, que representa a família da criança, afirma que mesmo com a exclusão do processo, o médico pode ser responsabilizado em outras esferas.

"O médico não foi responsabilizado no momento porque há um entendimento no STF de que primeiro é preciso responsabilizar o prestador do serviço público, que no caso é o hospital. Isso não significa que ele não tenha errado e que não possa ser punido em outras esferas, inclusive, perdendo o direito de exercer a medicina junto ao Conselho. A família confia que a justiça será feita, pois, há provas robustas do que foi feito com a Elise. Lamento profundamente que a pequena Elise não tenha resistido para ver a justiça ser feita em seu nome e para sua família", disse Filipe Santana.

O médico que participou da cirurgia da retirada do rim da criança foi procurado pela TV Verdes Mares e disse que não pode falar sobre o caso, pois, o processo corre em segredo de justiça. O advogado do profissional confirmou que o nome dele foi excluído do processo logo no início.

As informações são do g1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES