Hospital Getúlio Vargas implanta serviço de cirurgias cardíacas

O hospital passa por uma reforma e ganhará 10 leitos de UTI destinados aos pacientes de cirurgias cardíacas. O objetivo é ser referência no Piauí e no Nordeste

Leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas | Regis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) está implantando o serviço de cirurgia cardíaca, um marco histórico para o Piauí, que até então só contava com esse serviço em hospitais da rede privada. A primeira cirurgia cardíaca do HGV foi realizada em maio deste ano e depois mais seis já foram realizadas no hospital. A nova estrutura de UTI que está sendo construída no HGV permitirá atender com mais agilidade a demanda no Piauí.

Há anos o estado vive uma lacuna na demanda de cirurgias cardíacas. Credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apenas o Hospital Universitário (HU-UFPI) e o Hospital São Paulo ofereciam esse serviço, destinado a atender toda a demanda do estado. O Hospital Getúlio Vargas já planeja implantar o serviço há alguns anos, uma luta do governador Wellington Dias e do Conselho Diretor do hospital.

Reforma já está em andamento no hospital, com a construção de 20 leitos de UTI individuais | FOTO: Regis Falcão

No entanto, para que este serviço seja oferecido, é necessária uma estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), laboratórios e salas de Hemodinâmica, que possibilitam a realização de exames diagnósticos e tratamentos da imensa maioria das doenças cardiovasculares. Esta reforma já está em andamento no hospital, com a construção de 20 leitos de UTI individuais, no qual 10 serão destinados aos pacientes das cirurgias cardíacas.

A obra inclui ainda uma rampa de acesso, necessária para o transporte de pacientes, laboratórios de análises clínicas e sete leitos da Unidade de Recuperação da Hemodinâmica, um investimento de R$ 5,3 milhões, oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro.

De acordo com o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, a obra vai permitir não somente a ampliação do número de cirurgias de alta complexidade que precisam de leitos de UTI no pós-operatório, mas também, ampliar o atendimento a pacientes graves para todo o estado.

Diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes | FOTO: Regis Falcão

“A cirurgia cardíaca é um sonho antigo, uma necessidade muito importante do estado e a demanda é grande, mas desde de janeiro estamos fazendo todos os esforços junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Fundação Estatal de Serviços Hospitalares (Fepiserh) para conseguir os insumos para aparelhar nossa nova UTI e, assim viabilizar de forma contínua a cirurgia cardíaca no HGV. Por isso, essa é uma das obras mais importantes do estado, significa maior resolutividade para o paciente do SUS”, destacou o diretor.

A obra está em fase de finalização, mas as cirurgias já começaram a ser realizadas no hospital, dando os primeiros passos. A primeira cirurgia foi realizada pelos médicos cirurgiões Raimundo Barros e Daniel Siqueira, coordenador do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HGV. Desde então já foram realizadas seis cirurgias no hospital, a oitava está marcada para o dia 31 de julho e mais três já estão com datas marcadas.

O gestor revelou que os equipamentos que serão utilizados na nova UTI já estão sendo adquiridos e a previsão é que ainda este ano comece a funcionar. “Queremos inaugurar o mais rápido possível pela necessidade do estado em habilitar o serviço. Estamos na fase adiantada da compra dos equipamentos e instrumentais, que está em processo de fabricação. Então, espero que em até 60 dias já possamos estar com as UTIs equipadas, assim poderemos habilitar o serviço. O plano é realizar duas cirurgias por semana, inicialmente, e logo depois fazer um concurso para contratar mais profissionais e assim, poder aumentar esse número”, disse Osvaldo.

Governo trabalha para evitar fila de espera

Segundo Dr. Raimundo Barros, o próximo passo é credenciar esse serviço ao SUS para que reconheça o HGV como um hospital de cirurgia cardíaca. “As cirurgias começaram a ser realizadas, aos poucos, até que a reforma seja entregue. E o mais importante de já termos iniciado é que vai ser muito mais fácil para que o hospital seja credenciado pelo SUS, pois a equipe já tem todo o domínio de funcionamento, bem como dos protocolos necessários, mas até então o serviço está sendo realizado pelo Estado, o HGV quanto a Fepiserh estão possibilitando darmos esses primeiros passos, mas com o credenciamento poderemos atender um volume muito maior de pessoas”, ressaltou o médico.

O Governo do Estado, por meio da Sesapi, trabalha para que não haja uma fila de cirurgia cardíaca para cada hospital, mas uma fila única de todo o estado e que seja atendida pelos hospitais públicos que ofertam esse serviço, além da criação de um fluxograma do infarto, que é uma das maiores causas de morte no Brasil.

Médico cirurgião, Raimundo Barros | FOTO: Regis Falcão

“A tendência é conseguir operar o paciente em um espaço de tempo menor e podermos realizar as cirurgias de urgência em tempo hábil. O fluxograma servirá para o caso de um paciente infartar no interior do estado, receber um primeiro atendimento lá e, se necessário, ser referendado para o HGV ou para o HU para fazer o tratamento e, se precisar, a cirurgia ou angioplastia programada”, detalhou o cirurgião.

O objetivo é que o Hospital Getúlio Vargas seja referência em cirurgia cardíaca no Piauí e no Nordeste. “O maior ganho será para a população, que terá acesso a esse serviço gratuitamente, pois temos uma demanda muito maior do que a capacidade de atendimento. Com a oferta desse serviço, o HGV passa a ser um hospital que atende toda a alta complexidade”, completa Dr. Raimundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES