Hospital Getúlio Vargas retoma a realização dos transplantes renais

Este ano já foram realizados 13 transplantes renais e 18 de córneas no Hospital Getúlio Vargas.

Hospital Getúlio Vargas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, retomou nesta quinta-feira (15) a realização dos transplantes renais, com aquisição do medicamento Simulect que possibilita o transplante renal com pacientes intervivo. A ação foi anunciada durante reunião  com a presença do Promotor de Justiça, Eny Pontes. Este ano já foram realizados 13  transplantes renais e 18 de córneas.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, disse que a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), órgão que administra o HGV, já conseguiu no mercado 16 frascos da medicação e que 38 frascos já foram adquiridos. “Com essa quantidade, pretendemos normalizar a realização dos transplantes”, explicou o gestor.

Transplantes renais são retomados no HGV | foto: Divulgação

O promotor de Justiça, Eny Pontes, avaliou a reunião com a gestão do HGV e equipe de transplantes como sendo positiva. “Hoje realizamos mais um encontro para prestação de contas do que tem sido feito e projeções para os próximos meses. Foi um encontro positivo, onde foi noticiado e comprovado a compra do medicamento Simulect que estava em falta e que impedia a realização de transplantes em pacientes intervivos”, explicou.

A coordenadora do Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, explica que “o Simulect é um tipo de medicamento conhecido como imunossupressor. Os imunossupressores reduzem a resposta do corpo a coisas que ele reconhece como "estranhas", como órgãos transplantados. O medicamento estava em falta em todo o Brasil e agora estamos conseguindo adquirir”, argumenta.

Participaram também da reunião,  a coordenadora do Transplante Renal, Celina Castelo Branco, a gerente de Enfermagem, Nirvania Carvalho; coordenador do Centro Cirúrgico, Ronaldo José; coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Ricardo Mangueira; representante da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Fátima Garcez. Além de cirurgiões, equipe de transplantes  e assessores..



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES