mais

Hospital Getúlio Vargas retoma cirurgia de transplante de córnea

Com a retomada das cirurgias eletivas, Hospital Getúlio Vargas volta a fazer transplantes no Piauí

A aposentada Francisca Ferreira da Silva, 80 anos, foi submetida a um transplante de córnea no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Ela foi a primeira paciente a receber a córnea após a retomada das cirurgias eletivas, que estavam suspensas devido à pandemia.

Residente no bairro Piçarreira, em Teresina, D. Francisca está feliz e com esperança de recuperar a visão. Ela relata que não enxergava mais porque tinha perdido o olho direito e dependia da ajuda de familiares para realizar as atividades diárias.

Paciente realizou cirurgia de transplante de córnea no Hospital Getúlio Vargas Paciente realizou cirurgia de transplante de córnea no Hospital Getúlio Vargas 

De acordo com a oftalmologista Namir Clementino, coordenadora da equipe de transplante de Córnea do HGV, o transplante foi realizado com sucesso. “A cirurgia foi boa e tudo transcorreu bem. A paciente foi liberada no mesmo dia para sua residência com a devida prescrição dos medicamentos. Agora faremos o acompanhamento ambulatorial regularmente”, explica a médica.

O transplante foi realizado em uma ação conjunta da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos(OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) e centro cirúrgico.

RETOMADA DAS CIRURGIAS 

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, explica que devido à pandemia a realização dos transplantes de córnea foram suspensas, mas agora serão retomadas. “Nós tivemos um prejuízo muito grande com a pandemia, agora que a situação melhorou um pouco, nós estamos retomando esse serviço, pois nossa equipe de captação está a todo vapor. Isso significa esperança para essas pessoas e uma nova qualidade de vida”, destaca o gestor.

Hospital Getúlio Vargas retoma cirurgias eletivas Hospital Getúlio Vargas retoma cirurgias eletivas Hospital Getúlio Vargas retoma cirurgias eletivas 

O presidente da Fepiserh, órgão que administra o HGV, Ítalo Rodrigues, destaca o papel do Hospital na realização de transplantes. “Estamos muito felizes por retomar as cirurgias eletivas e, sobretudo, por realizar cirurgias de transplantes. É um serviço importante, que tem um impacto muito positivo na vida das pessoas”

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail