Hospital Getúlio Vargas retoma cirurgia de transplante de córnea

Com a retomada das cirurgias eletivas, Hospital Getúlio Vargas volta a fazer transplantes no Piauí

Hospital Getúlio Vargas retoma cirurgias eletivas | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aposentada Francisca Ferreira da Silva, 80 anos, foi submetida a um transplante de córnea no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Ela foi a primeira paciente a receber a córnea após a retomada das cirurgias eletivas, que estavam suspensas devido à pandemia.

Residente no bairro Piçarreira, em Teresina, D. Francisca está feliz e com esperança de recuperar a visão. Ela relata que não enxergava mais porque tinha perdido o olho direito e dependia da ajuda de familiares para realizar as atividades diárias.

Paciente realizou cirurgia de transplante de córnea no Hospital Getúlio Vargas 

De acordo com a oftalmologista Namir Clementino, coordenadora da equipe de transplante de Córnea do HGV, o transplante foi realizado com sucesso. “A cirurgia foi boa e tudo transcorreu bem. A paciente foi liberada no mesmo dia para sua residência com a devida prescrição dos medicamentos. Agora faremos o acompanhamento ambulatorial regularmente”, explica a médica.

O transplante foi realizado em uma ação conjunta da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos(OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) e centro cirúrgico.

RETOMADA DAS CIRURGIAS 

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, explica que devido à pandemia a realização dos transplantes de córnea foram suspensas, mas agora serão retomadas. “Nós tivemos um prejuízo muito grande com a pandemia, agora que a situação melhorou um pouco, nós estamos retomando esse serviço, pois nossa equipe de captação está a todo vapor. Isso significa esperança para essas pessoas e uma nova qualidade de vida”, destaca o gestor.

Hospital Getúlio Vargas retoma cirurgias eletivas 

O presidente da Fepiserh, órgão que administra o HGV, Ítalo Rodrigues, destaca o papel do Hospital na realização de transplantes. “Estamos muito felizes por retomar as cirurgias eletivas e, sobretudo, por realizar cirurgias de transplantes. É um serviço importante, que tem um impacto muito positivo na vida das pessoas”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES