Hospital Infantil inicia projeto Cantinho da Leitura

Acervo tem 200 livros infantis

div | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É um consenso geral que a leitura é um hábito muito importante para o desenvolvimento criativo e intelectual de crianças e adultos, por isso, vale a pena incentivar ações que despertem o interesse para essa prática.  Pensando nisso, no último dia 20 de março, dia dedicado ao contador de histórias, os usuários do  Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) ganharam mais um espaço de acolhida na casa, o "Cantinho da leitura". A iniciativa faz parte do EsperAção, um projeto implementado em 2018, que busca ressignificar a sala de espera do ambulatório. A proposta da ação é tornar a sala de espera um local diferenciado, mais bonito, dinâmico, humano e acolhedor.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE revelou uma mudança positiva nos hábitos de leitura no Brasil. Em 2011, apenas 50% da população nacional tinha o hábito de ler. Já em 2015, o número passou a representar 56% da população. Esse aumento percentual, apesar de pequeno, é significativo, pois representa um aumento gradativo no número de leitores regulares no país com o passar dos anos, o que deve continuar acontecendo. "Daí a necessidade de criar espaços acessíveis para leitura", como destaca a coordenadora do projeto, Cristina Assunção.

Cristina explica que tem realizado atividades educativas, informativas, lúdicas e agora culturais no hospital. "Culturais, porque acreditamos que o hábito de ler favorece o aumento do conhecimento, além de ter a capacidade de formar cidadãos mais conscientes e críticos. Assim o Cantinho da leitura pretende incentivar as crianças  e adolescentes que passam pelo ambulatório do HILP a lerem mais, por meio da oferta de bons livros, teatros de fantoches e dramatização de algumas histórias infantis, enquanto aguardam o atendimento dos profissionais", comenta.

Além do espaço decorado, o Cantinho de Leitura dispõe de um armário com um acervo de aproximadamente 200 livros infanto-juvenis, que foram doados pelos profissionais, através de uma campanha organizada pelo Serviço Social do hospital. O lançamento contou com a participação colaborativa da escritora e contadora de histórias infantis, Márcia Evelin, que encantou os participantes, principalmente as crianças, com as histórias infantis de sua autoria: "Segredo da chita voadora" e "O boi do Boi do Piaui", com acompanhamento musical da sua filha, que é cantora e instrumentista.

O diretor-geral do Infantil, Vinicius Nascimento, ressalta a significância do projeto. "A atividade é muito positiva, pois além de lúdica, incentiva a leitura e melhora o humor das crianças no ato da espera".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES