Hospital Regional de Timon fará mutirão neste sábado

Serão realizadas postectomia, vasectomia, hidroceles e prostatectomia

Cirurgias | Divulgação Portal Governo do Maranhão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para ampliar o acesso de cidadãos a cirurgias urológicas, 15 pacientes farão o procedimento no Hospital Regional Alarico Pacheco, neste sábado (23), no município de Timon. Para a execução das atividades da campanha Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) investe em ações como essas que têm o objetivo de fortalecer a oferta de serviços públicos na área da saúde.

“É para promover maior qualidade de vida aos maranhenses que a gestão estadual tem investido na rede de serviços de saúde, com a oferta de um cuidado especializado para promoção da saúde. No Novembro Azul, reiteramos o alerta de cuidado com a saúde integral dos homens, incentivamos a prática de atividade física e a realização de exames necessários para uma vida saudável. Menos preconceito equivale a mais saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O diretor clínico do Hospital Regional Alarico Pacheco, Candilberto Filho, explica que o principal objetivo da campanha Novembro Azul é cultivar o hábito da prevenção entre os homens e estimular, pelo menos, a avaliação médica anual. “Infelizmente, a população masculina ainda adoece em maior número devido à falta de hábito de ir ao consultório médico de forma periódica. Assim, esperamos promover qualidade de vida, mudança de mentalidade e divulgar os serviços do hospital para público masculino”, orientou.

Cirurgias

Os procedimentos cirúrgicos a serem realizados neste sábado serão postectomia, vasectomia, hidroceles e prostatectomia. A equipe de enfermagem do hospital recebeu treinamento para fazer a triagem dos casos sintomáticos.

Os homens que buscam atendimento urológico no Hospital Regional de Timon, que estejam dentro da faixa etária de 40 a 75 anos, serão encaminhados ao exame de PSA, procedimento realizado para rastreio do câncer de próstata. Tanto as consultas como as cirurgias seguem os critérios recomendados pela Sociedade Brasileira de Urologia, garantindo o cumprimento de exigências médicas. Por semana, cerca de 20 homens recebem atendimento ambulatorial na unidade, seguido de exame físico. Além destes, semanalmente a unidade realiza cerca de quatro cirurgias urológicas eletivas.

Durante o mês de novembro, a unidade intensificou ações educativas voltadas para o público masculino. A cada atividade, orientações sobre a saúde do homem, sinais e sintomas do câncer de próstata e também recomendações sobre o cuidado com o diabetes e a hipertensão.

Câncer

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. (Portal Governo do Maranhão)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES