Hospital Unimed Primavera realiza sua primeira captação de múltiplos órgãos

Esse foi um passo importante para os transplantes de órgãos no sistema privado do Piauí.

Equipe que participou do transplante | ASCOM UNIMED
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doação de órgãos é um ato de solidariedade e amor que pode salvar muitas vidas. Recentemente o Hospital Unimed Primavera (HUP) realizou a sua primeira captação de múltiplos órgãos de um doador falecido.

Segundo o médico Wellington Figueiredo (CRM 3262), cirurgião cooperado Unimed Teresina e responsável pela equipe de captação, esse foi um passo importante para o sistema privado e para toda a sociedade.

Hospital Unimed Primavera é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora |  Foto:Ascom

“Esse é o primeiro passo que damos para a realização de futuros transplantes de órgãos como fígado, pâncreas, coração e outros. Além disso, no momento que o hospital realiza essa captação ele recebe um selo de acreditação, é como um comprovante da sua excelência”, destaca o cirurgião.

Durante o procedimento foram realizados a captação de dois rins, fígado e córnea. A doação beneficiou quatro pacientes que aguardavam na fila de transplantes. “Após a captação a Central de Transplantes do Piauí, órgão que rege os transplantes no estado, foi quem realizou a logística de envio para os receptores. Os dois rins ficaram em Teresina, o fígado e córneas foram para receptores do Ceará”, revela o médico.

Para ser apto a realizar a captação o HUP passou por uma rígida avaliação. Os critérios incluíram excelência do centro cirúrgico e da equipe de anestesia, médicos, enfermeiros e demais profissionais, além da autorização da direção do hospital. O HUP já é referência no transplante renal entre pacientes intervivos e credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora.

Equipe médica que participou da captação |  Foto :Ascom

A equipe médica que realizou a captação foi formada pelos médicos: Wellington Figueiredo; Raimundo Araújo Jr. (CRM 1671) e Luís Carlos (CRM 3437) - cirurgiões; Socorro Coutinho (CRM 2113) - anestesiologista; Itapuan de Sousa (CRM 2902) - intensivista; e as enfermeiras Remédios Santos e Alessandra Oliveira.

Para ser um doador de órgãos é necessário confirmação da morte cerebral e o consentimento da família do falecido. Por isso, é necessário expressar o desejo em vida para a família de ser um doador de órgãos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES