Hospital Unimed Primavera treina colaboradores

São seis metas que estruturam o programa de educação permanente dos profissionais envolvidos no cuidado assistencial

Colaboradores do HUP passaram por treinamento de identificação do paciente dentro de programa de educação permanente | Ascom/Unimed Teresina
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Núcleo de Qualidade e Educação Permanente (NQEP), do Hospital Unimed Primavera, promove mês de capacitação para os colaboradores do HUP de acordo com as Metas Internacionais para a Segurança do Paciente.

São seis metas que estruturam o programa de educação permanente dos profissionais envolvidos no cuidado assistencial: identificação do paciente, comunicação efetiva, prescrição e administração segura, cirurgia segura, higienização das mãos e prevenção de quedas e lesões. O cronograma é desenvolvido no período de um ano e contempla cursos e palestras presenciais que mobilizam todos os setores em todos os turnos do HUP.

Alessandra Oliveira, enfermeira coordenadora do NQEP, explica que a educação permanente dos profissionais da saúde promove a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias, garantindo boas práticas no serviço de saúde. “A cultura de segurança, no contexto do cuidado, é estimular cada meta de segurança do paciente nos colaboradores para um cuidado assistencial de qualidade, de responsabilidade, com segurança”, explica.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, foram realizados os treinamentos de identificação correta do paciente, segurança cirúrgica, higienização correta das mãos e adesão ao Protocolo de Prevenção de Quedas e Lesão por Pressão, além do treinamento de segregação de resíduos.

Neste mês de março, a atenção será voltada para a comunicação entre os profissionais de saúde, a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e, por fim, haverá a Semana de Segurança do Paciente. “Haverá uma programação especial de palestras e workshops sobre esses temas e a nossa meta é atingir 100% dos colaboradores”, finaliza Alessandra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES